Bebês

12 dicas para ajudar seu bebê a dormir a noite toda

Antes que a família toda fique exausta

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: istock)

(Foto: istock)

Seu filho não acorda mais durante a noite para comer? Maravilha! Mas, às vezes, isso não significa que ele não vai mais acordar por qualquer outro motivo. 41% das crianças de até 3 anos de idade continuam acordando durante a noite, então não se sinta só nessa.

Se você está ficando preocupada ou cansada de continuar acordando todas as noites, de acordo com o babyology, há algumas técninas que você pode fazer para tentar garantir o sono do seu bebê e o seu.

1. Tente colocá-lo para dormir entre 19h e 19h30. Você sabia que o seu filho tem o sono mais profundo entre às 20h e 00h? Isso quer dizer que, se ele passa das oito fora da cama, ele não vai dormir o suficiente e isso pode fazer com que ele acorde mais vezes durante a noite.

Anúncio

FECHAR

2. Tente deixá-lo dormir sozinho. Alguns bebês ainda estão aprendendo a arte de se colocarem para dormir sozinhos. Então, se você entrar no quarto dele no primeiro som que escutar, pode acabar o acostumando a precisar de você para dormir. Se o choro aumentar, tente a próxima dica.

3. Ofereça ajuda limitada. Se ele não conseguir dormir sozinho, o ajude um pouquinho. Ele vai sempre exigir colo e aconchego toda vez que for dormir se for acostumado assim. Então, comece oferecendo um carinho nas costas pra ele saber que você está lá, mas quando ele acalmar, saia do quarto. Se ele chorar novamente, demore mais para voltar. Assim você começa a treiná-lo para entender que ele não precisa de você para dormir.

4. Cheque se ele não está doente. Claro que, às vezes, seu filho pode estar chorando porque está se sentido mal ou com dor de dente. Nessas situações, é quando ele mais precisa de nós. Então é importante você checar se ele não está doente ou se não está nascendo um dente novo antes de deduzir que ele precisa de treinamento para dormir.

5. Dê conforto. Um edredom quente, um bicho de pelúcia fofo, uma camiseta com seu cheiro. Isso tudo pode ajudar a trazer mais conforto durante a noite.

6. Crie uma rotina. Uma rotina simples e consistente é reconfortante para o seu filho. Isso pode incluir um banho quente, uma história ou uma música. Fazer a mesma coisa todas as noites vai prepará-lo e ele vai saber que é hora de dormir.

7. Mantenha o sono em dia. Você pode achar que seu filho precise de menos sono se ele está acordando mais vezes durante a noite, mas, na verdade, ele pode estar precisando de mais. Os bebês precisam, em média, de 10 a 14 horas de sono por dia e isso inclui a soneca da tarde.

8. Mudança de hábito. Se o seu filho passou de dormir a noite inteira para, de repente, começar a acordar como um bebê novamente, certifique-se se alguma coisa mudou no mundo dele. Um irmão novo, mudança de creche ou começou a treinar para ir ao banheiro sozinho. Isso tudo pode fazer com que ele regrida um pouco na hora do sono. Se você identificar alguma mudança, tente trabalhar em cima disso com ele.

9. Seja gentil, mas firme. Quando entrar no quarto dele na hora de dormir, seja gentil, mas firme sobre a hora do sono. Fique calmo e quieto para reforçar a ideia dessa hora do dia.

10. O ajude a processar o dia. Às vezes, os bebês acordam durante a noite porque não conseguem processar algumas coisas, então continuam pensando, sem conseguir relaxar. O que pode ajudar é falar sobre os acontecimentos do dia antes de dormir enquanto você o veste ou escova seus dentes. Isso vai ajudá-lo a processar e entender as experiências do dia, assim ele consegue ficar em paz.

11. Pesadelos. Se ele acordar de forma violenta e gritando, pode estar sofrendo com pesadelos. Terror noturno é um enigma, mas acontece na infância, principalmente com bebês. Ele pode estar com os olhos abertos, mas, na verdade, está dormindo ainda. O ideal para lidar com isso é não tentar acordá-lo e esperar passar. Acordar seu bebê significa deixá-lo chateado e mais confuso, o que pode dificultar para dormir novamente.

12. O incentive a gastar energia durante o dia. Crianças precisam gastar energia antes de dormir. É importante que ele não fique só sentado ou na frente da televisão. O ajude a cansar correndo, brincando.

 

Leia também:

Dormindo a noite toda

Crianças de até 1 ano devem dormir no quarto dos pais, diz estudo

3 dicas para colocar o bebê para dormir da forma certa no berço 

Pais&Filhos TV