Bebês

Primeiros passos: um guia para ajudar seu filho a aprender a andar

como ajudar seu filho a aprender a andar
Parents

Publicado em 11/12/2015, às 08h01 - Atualizado às 14h47 por Redação Pais&Filhos


como ajudar seu filho a aprender a andar

Dos 4 aos 15 meses seu bebê vai de aprender a sentar até andar pela casa toda sozinho. Durante este período, você pode ajudar seu filho a ganhar confiança para dar os primeiros passos através de jogos simples e elogios.

Passo 1: Sentar

Quando o bebê começa a sentar sozinho, sem ajuda, está na primeira fase de ganhar a própria mobilidade. Sentar vai dar mais força aos músculos do seu filho para quando ele eventualmente aprender a ficar em pé.

Idade: 4 a 7 meses

O que você pode fazer: Durante a brincadeira, role uma bola para frente e para trás ou escolha jogos de empilhar para ajudar a criança a deixar seus pequenos músculos mais fortes.

Passo 2: Engatinhar

A coisa mais importante para o bebê fazer nesta etapa é praticar movimentos com os braços e com as pernas ao mesmo tempo, mesmo que ele ainda esteja só rastejando. Ele vai precisar destas habilidades quando chegar a hora de andar.

Idade: 7 a 10 meses

O que você pode fazer: Ajudá-lo a desenvolver essas áreas, fazendo-o engatinhar de um lado da sala para o outra. Em seguida, elogiá-lo por seu movimento.

Passo 3: Puxar para cima

Conforme o bebê fica mais forte e mais curioso, vai começar a se puxar para cima com o apoio da mobília, da mãe ou do pai. É quando começa a trabalhar o equilíbrio e se familiarizar com a posição ereta.

Idade: 8 meses

O que você pode fazer: Ajudar seu filho a puxar-se para cima e, em seguida, mostrar-lhe como dobrar os joelhos para voltar ao chão. Isso ajudará a aliviar as quedas quando ele começa a tomar medidas por conta própria.

Passo 4: Andar com ajuda

Conforte seu bebê começa a se levantar e ganhar equilíbrio segurando suas mãos, ajude-o a dar alguns passos. Isso irá auxiliá-lo com a próxima fase da caminhada, além de ganhar confiança para dar os primeiros passos.

Idade: 8 a 9 meses

O que você pode fazer: Praticar, praticar, praticar. Essa é a chave para um bebê neste estágio. Quanto mais ele se acostuma a levantar e ficar sobre os próprios pés, mais ele vai se sentir confortável para arriscar os primeiros passos.

Passo 5: Apoiar para andar

Seu filho vai começar a usar as paredes e os móveis para se movimentar. Assim que esta etapa começar, certifique-se de que sua casa é segura. Evite deixar móveis de ponta e fique de olho.

Idade: 8 a 9 meses

O que você pode fazer: Incentive o bebê a se tornar mais confiante e tentar deixar de apoiar na parede ou mobília. Apenas certifique-se de que ele não vai se machucar.

Passo 6: Ficar em pé sem ajuda

Equilíbrio é a palavra-chave. Se o bebê consegue se equilibrar por alguns segundos,  vai logo se sentir preparado para tentar dar um passo.

Idade: 9 a 12 meses

O que você pode fazer: Transforme o equilíbrio em uma brincadeira. Sente com o bebê no chão e ajude-o a levantar. Conte quanto tempo ele consegue ficar em pé antes de tombar. Elogie depois de cada tentativa.

Passo 7: Primeiros passos

Os primeiros passos são um momento incrível na vida do seu filho – então pode comemorar! Começar a andar é uma questão de confiança, então tudo que leva aos primeiros passos precisa de elogio e encorajamento.

Idade: 9 a 12 meses

O que você pode fazer: Elogie os primeiros passos enquanto você estiver sentado no chão e guiando, lentamente. Conforme o bebê ganhar equilíbrio, deixe-o caminhar sozinho.


Palavras-chave

Leia também

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Pai que matou filha é morto na prisão - (Foto: reprodução/ Polícia Civil de SP)

Família

Pai suspeito de assassinar filha é morto na cadeia

Casal e bebê - (Foto: Reprodução/Freepik)

Bebês

Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"

Maira Cardi muda nome e visual - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Maira Cardi surge irreconhecível e muda de nome ao voltar para redes sociais

Sabrina Sato, Nicolas Prattes e Zoe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"