Colunas / De olho no cotidiano

Você saberá quando crescer

Imagem Você saberá quando crescer

Publicado em 07/09/2014, às 21h00 por Ligia Pacheco


Lembro como se fosse hoje a sensação desagradável que eu tinha quando ao fazer uma pergunta obtinha tal resposta: “Você vai entender quando crescer.” Isso valia para questões sobre o Papai Noel, sexo, de onde vinham os bebês, para onde a lua ia quando era dia, o porquê dormirem meus pais dormirem juntos e eu sozinha, como o coelhinho da páscoa conseguia colocar ovos de chocolate, entre tantas outras. Na escola, não era diferente. Quando perguntava à professora o porquê aprendia tal coisa, ela sempre respondia: “Quando você chegar na série tal você entenderá.” E eu pensava: “Então por que me ensinam agora?”

Sei que o desapontamento foi me tomando, ficava com raiva e, com o tempo, fui me desinteressando pelas perguntas. E isso é um crime que podemos cometer com qualquer ser. Afinal, a curiosidade é uma grande mola propulsora ao desenvolvimento. Demorei anos para perceber isso e voltar a perguntar.

Quando uma criança faz um pergunta, ou ela faz como treino de linguagem, ou por uma curiosidade momentânea ou por já estar pensando naquele assunto sem ter conseguido resolvê-lo por si mesma. É uma necessidade daquele instante e não para quando ela crescer. Por mais difícil que pareça, a pergunta deve ser respondida, ainda que seja um simples “não sei”.

 “Mas há coisa que não dá!”, reclama o leitor.

Concordo que há perguntas que nos deixam em “saia justa”. Mas há como sair dela sem precisar esquivar-se ou deixar para depois. Veja como.

Primeiro, certifique-se de que você está entendendo a pergunta. Uma criança questionou a mãe o que era sexo. Ansiosa, ela pegou os livros e, com dedicação, desenvolveu sua aula começando das plantas até chegar no ser humano. Ao final, perguntou ao filho: “Entendeu?” Ele respondeu que sim, levantando os ombros e dizendo: “Mas o que eu respondo no questionário: “Sou do sexo F ou M”? Cuidado com a cilada!

Após esse primeiro crivo, certifique-se que a resposta vai de acordo com a idade da criança e com os conhecimentos que ela já possui, pois só assim a fará sentido. Muitos pais tendem a dar uma explicação lógica e por completa, muitas vezes despertando na criança o que não convém para a idade. Uma boa dica é responder exatamente o que ela perguntou e não tudo o que sabemos a respeito. Se ela não estiver satisfeita, ela fará novas perguntas. E então, repita o procedimento.

Também não convém inventar histórias para aliviar a resposta. A avó de uma criança morreu e a mãe disse que ela havia virado uma estrela. Meses depois, foi ao cemitério e a filha quis ir junto. Foi e encheu a mãe de perguntas até que lhe deu um xeque mate: “A vovó é uma estrelinha no céu, ou está dormindo em baixo da terra?” Coloque-se no cérebro da criança e veja a confusão instalada e instaurada. Evitemos.

Por fim, instigue a criança a fazer perguntas, problematize e a ajude a construir suas respostas, mas não a espere crescer. Entenda a pergunta, não invente e responda o que ela realmente perguntou. Simples, assim como é a criança.


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Taiza Krueder, do Clara Resort, fala sobre carreira e maternidade - (Foto: Arquivo Pessoal)

Família

Taiza Krueder, CEO do Clara Resort, fala sobre inspiração da família no trabalho: "Criei 3 filhos aqui dentro"

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”