Colunas / Nanna Neném

Bom senso materno

Imagem Bom senso materno

Publicado em 22/09/2014, às 21h00 por Nanna Pretto


Tenho lido muita coisa estranha sobre maternidade nos grupos de que participo. É mãe que coloca achocolatado no leite materno, mãe que compra iPhone para dar para a criança de cinco anos no Dia das Crianças, mãe que compartilha a cama com os filhos quando eles já estão bem, mas bem grandinhos…

Mãe que até tem uma rotina de vida e educação em casa, mas aí lê que fulana faz isso e beltrana faz aquilo e, de uma hora para a outra, muda toda a rotina da criança para se igualar a determinado grupinho de mães do Facebook ou do Instagram.

Vejo mãe perdendo o bom senso da educação materna. Deixando de lado os próprios princípios e valores para agradar a amiga virtual.

Gente, educação é coisa séria, criação de filho também. Não dá pra ficar brincando de casinha com a criança, achando que isso não terá impacto no futuro dela.

Esses dias li que uma mãe deu Coca-Cola para um bebê porque ele estava com refluxo ou algum problema intestinal. Não precisa ser mãe aplicada (aliás, não precisa nem ser mãe) para saber que um refrigerante não é o melhor medicamento para curar o refluxo de um bebê, certo?!

Cadê o pediatra nesse momento? Onde ficou o critério de consultar um médico antes de dar qualquer coisa para a criança? O que faz um grupo ou um fórum de maternidade ter mais credibilidade do que a palavra de especialistas?

A ideia de criarmos filhos politicamente corretos e perfeitinhos para a vitrine virtual está extrapolando alguns limites, na minha opinião. Claro que cada casa é um caso e que cada família age e cria seus filhos como bem entende. Mas a partir do momento que expomos os nossos “modos” em redes sociais, temos de ter consciência de que podemos, de alguma forma, influenciar alguém. Para o bem ou para o mal.

Também não quero fazer discurso de “ahhhh, na casa dela é tudo certinho e tudo funciona perfeitamente bem!” Nada disso. Aqui em casa tem mãe que toma Coca Zero, tem filho que não come fruta e que às vezes dorme sem escovar os dentes. Teve parto cesárea, teve criança que não mamou no peito. Mas eu acho que nem tudo precisa ser exposto, colocado no blog, nem precisamos colocar bandeirinha de destaque em todos os passos que damos em relação aos nossos filhos.

Perdemos a individualidade materna. Criamos nossos filhos de acordo com os algoritmos do Facebook ou olhando para os coraçõezinhos de curtidas. E nos esquecemos de sair do mundo virtual, entrar no mundo real e olhar para o dia a dia offline das nossas crianças.


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Fernanda Paes Leme - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nasceu! Fernanda Paes Leme dá à luz primeira filha com Victor Sampaio

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação