Boa Notícia

Boa notícia: Amamentação pode diminuir dor pós cesárea. Veja por quê!

Estudo mostra que mães que amamentam sentem menos dores no pós operatório

Jade Lourenção

Jade Lourenção ,Filha de Rosana e Ricardo

amamentacao-gUma pesquisa apresentada no Congresso Euroanaestesia, em Genebra aponta que a amamentação pode melhorar a dor crônica após cesáreas. O estudo mostra que as mães que amamentaram seus bebês durante no mínimo dois meses após a cirurgia sofriam três vezes menos dores do que as mães que amamentavam por menos tempo.

A amamentação libera o hormônio ocitocina, que é responsável pela sensação de bem estar. Estudiosos acreditam que isso possa estar ligado a diminuição da dor crônica após a cesariana.

Essa pesquisa foi realizada por Carmen Alicia Vargas Berenjeno e colegas do Hospital Universitário Nossa Senhora de Valme, em Sevilha, Espanha, contou com 185 mães que foram submetidas a cesariana, durante o fim de janeiro de 2015 e o fim de 2016. Também foram avaliadas as técnicas de cirurgia, dor nos primeiros três dias após a realização da cesárea e ansiedade durante a amamentação. “Os resultados mostraram que cerca de 1 em 4 mães (23%) que amamentaram durante dois meses ou menos ainda experimentaram dor crônica, no local cirúrgico, 4 meses pós-operatório, em comparação com apenas 8% daquelas que amamentaram por 2 meses ou mais.” diz o pediatra Moises Chencinski. Os pesquisadores estão analisando também o fator de ansiedade, que é o maior causador da dor pós operatória.

Anúncio

FECHAR

Leia também:

O seu filho já pode virar um personagem da Turma da Mônica 

Livro do dia: Brincando com a Turma da Mônica 

Boa Notícia! Turma da Mônica vai ajudar seu filho a comer melhor