Criança

Aberta a temporada de piolhos! Saiba o que fazer se o seu filho pegar

Mas sem desespero, não precisa raspar!

Ana Beatriz Alves

Ana Beatriz Alves ,Filha de Maria de Fátima

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Coçou a cabeça, né?! E parece que tá no corpo inteiro. Só de falar “piolho” já dá um ‘treco’ na gente, mas se você tem filho de 4 a 6 anos, é preciso saber sobre esse bichinho que incomoda tanto! E o doutor Claudio Len, pediatra que você já deve ter visto por aqui, pai de Fernando, Beatriz e Silvia, tirou algumas dúvidas pra gente contar pra você.

O piolho, antes de tudo, é um inseto bem pequeno de cor acinzentada, meio branco. Seu nome complicado é ‘pediculose’ e ele nasce da ‘lêndea’, um ovo que fica preso nos fios do cabelo. Apesar de também aparecer nas crianças mais velhas, de 8 a 10 anos, é mais comum nas de 4 a 6 anos.

Se o seu filho voltou de um acampamento coçando a cabeça, descarte a alergia e procure pelos bichinhos! Teoricamente, é mais fácil pegar no calor, mas não é só no verão que eles atacam não! No consultório do doutor Claudio, por exemplo, o ano inteiro tem crianças com piolho.

Anúncio

FECHAR

E não adianta, seu filho pode ser o mais higiênico do mundo, ele não está a salvo dos piolhos, basta chegar mais perto de uma criança com o bichinho na cabeça ou mesmo tocar na mão dela depois que coçou a cabeça e pronto, ele vai correndo para os fios de cabelo do seu filho. Por isso, não existe nenhum tipo de prevenção a não ser ficar longe de quem está com a doença.

Mas não precisa entrar em desespero e nem raspar a cabeça! É normal e existem remédios que podem ser usados para matá-los como o ivermectina, de dose única.

Leia também:

Conheça as 12 doenças mais comuns no primeiro ano de vida do seu filho

Você pode ser capa da nossa revista! Conheça o Lá em Casa É Assim!

Que susto! Capa de disco do Nirvana é usada pelo Ministério Público para explicar pedofilia

Pais&Filhos TV