Criança

Comer, comer

Imagem Comer, comer

Publicado em 10/10/2013, às 15h10 - Atualizado em 22/06/2015, às 14h46 por Redação Pais&Filhos


Em palestra no 36º Congresso Brasileiro de Pediatria, a médica pediatra Virgínia Resende Silva Weffort destacou a importância com os cuidados alimentares das crianças em idade escolar, que vai dos 7 aos 10 anos, uma vez que é nessa fase que a criança passa por uma mudança na alimentação e no gosto alimentar consequente de mudanças biopsicossociais. Por causa de fatores diversos tais como a maior independência da criança em diversos sentidos, os pais devem redobrar os cuidados e ser firmes quanto à alimentação. A criança dessa idade costuma apresentar problemas alimentares, com tantas mudanças. “Mas é nessa mesma fase que ela apresenta maior interesse pelo preparo da comida, por exemplo, o que pode ser estimulado e trabalhado de forma positiva para o hábito alimentar saudável”, afirmou a médica.  

 A pediatra destacou a importância da alimentação para a criança nessa fase de maturação sexual e ganho de peso. “É importante pesarmos e medirmos as crianças nessa idade. O excesso de peso e a obesidade aumentaram e aí temos de redobrar os cuidados, como profissionais”, orientou.

Você já reparou que muitas crianças tornam-se obesas nessa faixa etária? Pois é. Há muitas explicações – e outras ainda são procuradas e investigadas. Mas, algumas delas já são evidentes para os profissionais de saúde, como almoçar vendo a TV ligada, jogando vídeo-game etc. “A criança aos 7 anos ainda acha mais importante brincar do que comer. Mas, somos nós, pais, que devemos dar os limites e cuidar para o equilíbrio”, lembrou Virgínia. Muita coisa influencia na saúde e no bem-estar da criança e um dos aceleradores da obesidade são maus hábitos durante a refeição, como comer rápido, em grande quantia – e, lógico, comer mal. Muito mal.

O incentivo vem de todos os lados, a gente sabe. Os anúncios e propagandas voltadas para as crianças de alimentos não saudáveis e fast food são 72%. Não existe marketing para a cenoura, a alface, os brócolis. Uma pesquisa revelou que as crianças em idade escolar tomam 1 lata de refrigerante por dia (eles ganham mesada e dão preferência a isso na hora de comprar um lanche).

A família

A família tem um papel bastante importante na solidificação dos bons hábitos da criança. A pediatra Vírgina é incisiva “os pais devem fazer a criança morar na casa deles, e não eles na casa da criança”. Com isso, devem tomar cuidados e fazer acompanhamento nutricional. Algumas pequenas mudanças podem ser feitas (e já!) como priorizar o carboidrato complexo ao simples, preferir frutas aos sucos, fazer com que a criança tenha o costume de tomar café da manhã (ele é importantíssimo e faz com que ela não sinta fome na escola, escolhendo mal o lanche no intervalo), diminuir a ingestão de sódio e ter um consumo adequado de cálcio por dia (cerca de 900mg/dia nessa faixa etária). 

A repórter Ana Lis Soares está no 36°Congresso Brasileiro de Pediatria a convite da Boiron.

Você também vai querer ler:

Sociedade Brasileira de Pediatria e Departamento Científico de Segurança lançam guia completo e prático sobre segurança familiar

Campanha de alerta sobre respiração no primeiro minuto de vida é lançada no Congresso Brasileiro de Pediatria


Palavras-chave
Alimentação

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Taiza Krueder, do Clara Resort, fala sobre carreira e maternidade - (Foto: Arquivo Pessoal)

Família

Taiza Krueder, CEO do Clara Resort, fala sobre inspiração da família no trabalho: "Criei 3 filhos aqui dentro"