Criança

Estabelecendo horários com o seu filho

Imagem Estabelecendo horários com o seu filho

Publicado em 24/09/2013, às 16h13 - Atualizado em 24/06/2015, às 14h29 por Redação Pais&Filhos


Nosso corpo está tão habituado com a nossa rotina que, geralmente, estamos com fome sempre no mesmo horário. O mesmo acontece com o seu filho. Para ele, esse costume é tão importante quanto é para você – talvez até mais. Isso porque a criança ainda está começando a criar os hábitos e você deve ajudá-la a aprender a comer e a manter o metabolismo funcionando.

“É importante que as refeições sejam feitas nos horários certos. Se esses bons hábitos forem mantidos até os três anos de idade, a chance é grande de que preserve ao longo da vida”, explica o pediatra Claudio Len, pai de Fernando, Beatriz e Silvia. Deixe claro que a refeição é feita nos momentos certos: é hora de comer e não de assistir ao programa de televisão.

A preocupação dos pais é que, muitas vezes, não conseguem passar tanto tempo em casa para fazer a refeição com os filhos. O psicólogo Mauricio Mantovanelli, filho de Antonio e Duzolina, explica que “o importante é a qualidade ao tempo que se dá”. Portanto, se esses momentos forem agradáveis, a família deve adaptar o tempo disponível para isso. Se a mãe trabalha e só tem 30 minutos para almoçar com o filho, deve explicar o motivo.

Faça a sua rotina

Coloque bilhetinhos na geladeira para se lembrar dos horários. Se for preciso, faça um quadro e mostre para a criança, estabelecendo junto com ela – desde fazer atividades como brincar e a lição de casa – e reservando pelo menos 20 minutos para o café da manhã, almoço e jantar. “Evite a ansiedade dos filhos. Procure comer com calma para fazer com que eles não fiquem inseguros”, orienta o psicólogo.

Procure dar exemplo e coma junto ao seu filho, mostrando o que é certo e o que é errado – e que você também tem uma rotina para comer e fazer as atividades. Mas não se sinta culpada se ele não se adaptar tão rápido: talvez você tenha que repetir essas lições algumas vezes. Se ele passa uma parte do tempo na escola ou com a babá, combine os horários para que mantenha o mesmo ritmo quando estiver em casa com os pais.

E nos finais de semana?

É claro que o final de semana é sempre diferenciado. Vez ou outra, não se sinta mal por abrir uma exceção e deixar o seu filho comer um doce ou tomar refrigerante. Mas, lembre-se: não quebre totalmente a rotina nos finais de semana para que isso não acabe virando um hábito em dias comuns.

Consultoria: Cláudio Len, pai de Fernando, Beatriz e Sílvia, é pediatra da Clínica Len, www.clinicalen.com.br; Mauricio Mantovanelli, filho de Antonio e Duzolina, é psicólogo da Clínica de Psicologia Alinça, de Toledo (PR), (45) 3278-1835.


Palavras-chave
Meu Filho Não Come

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer