Criança

Hoje é o Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil

O diagnóstico precoce pode elevar as chances de cura

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

criança

(Foto: iStock)

Hoje, dia 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil. Nesta data, o Instituto Ronald McDonald traz duas histórias emocionantes que mostram como o diagnóstico precoce do câncer que, aliado ao tratamento adequado, eleva as chances de cura em cerca de 80%.

O programa Diagnóstico Precoce, do Instituto Ronald McDonald, contribui para a diminuição do tempo entre o aparecimento de sinais do câncer e o diagnóstico em um serviço especializado, aumentando as chances de cura com o diagnóstico nos primeiros estágios da doença.

Neste programa, médicos, enfermeiros e agentes comunitários da Estratégia Saúde da Família e do SUS (Sistema Único de Saúde) são capacitados para identificar casos potenciais de câncer em crianças e adolescentes e então encaminhá-los mais rápido para hospitais públicos de referência.

Anúncio

FECHAR

O Dr. Alessandro Tansini da Silva está envolvido pessoal e profissionalmente com a questão. Ele, que é médico especialista em endocrinologia e metabologia em Cascavel (PR), participou da capacitação oferecida pelo programa Diagnóstico Precoce em parceria com o Hospital do Câncer de Cascavel. Com o conhecimento e treinamento adquirido durante o processo, o Dr. Alessandro identificou sinais e sintomas do câncer em sua própria filha, Heloisa que, aos 14 anos, foi diagnosticada com linfoma de Hodgkin, que atinge o sistema linfático. Graças ao diagnóstico precoce, foi possível dar início ao tratamento adequado imediatamente e hoje Heloisa está respondendo bem aos procedimentos!

Leia também:

Mãe segura filho prematuro no colo pela primeira vez e emociona todo mundo

Não fomos criados para viver sozinhos! 

“A gente tem a mania de querer que o outro faça do nosso jeito”, afirma Carol Melhem

Pais&Filhos TV