Criança

Nada de confusão! Escolas bilíngues deixam as crianças mais espertas, sim

Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 08/12/2016, às 16h05 por Redação Pais&Filhos


A gente fica cheio de orgulho quando os nossos filhos aprendem algo novo, especialmente se for uma palavra em inglês. Yes! O mundo dos jogos, desenhos e filmes infantis está aí e não dá para a gente fechar os olhos. Essas atividades estão repletas de expressões gringas que facilitam esses momentos de “corujisse”. Se desejamos intensificar a inserção das crianças nesse mundo, uma escola bilíngue pode ser a decisão certa.

Alguns colégios oferecem diversos tipos de proposta. Por isso, é importante pesquisar muito bem antes de escolher. Paola Bonfanti, coordenadora da Play Pen Escola Cidade Jardim e mãe de Gaia e Camilla, acredita que a escola abre muitas possibilidades. “Além da fluência em inglês, esse tipo de ensino dá uma visão de mundo como um todo e mostra o lado social, político e cultural de outros países”, explica.

Mas a grande dúvida que fica é: será que dois idiomas diferentes podem confundir as crianças? Andrea Miranda Zinni, coordenadora pedagógica da Unidade Alto de Pinheiros da Maple Bear, rede canadense de escolas bilíngues, e mãe de Lucca, Giovanna e Leonardo explica que isso não acontece porque as crianças já estão rodeadas de língua portuguesa em casa, na vida com os pais, e com funcionários de estabelecimentos comerciais, por exemplo. “Com a escola bilíngue, elas aprendem a importância do inglês e do português de maneira equilibrada e não se confundem”, conta Miranda.

Fabiana Repucci, que matriculou os filhos Gabriella, Mateus e Artur na Play Pen quando eram pequenos, confirma essa teoria. Mesmo sendo argentina e falando espanhol em casa, a mãe garante que as crianças não ficavam confusas. Elas misturavam as palavras de forma natural. “Certo dia, estávamos viajando de carro e eles apontaram para uma fazenda e disseram ‘farm’. Eu demorei para entender, mas para eles foi uma brincadeira”, conta. Ela acredita também que as crianças não tinham dificuldade porque sempre assistiram a programas de TV em inglês.

Além do inglês

A Maple Bear aposta na formação multicultural. “Nossas atividades fora da aula, como a Book Fair, Feira do Livro, em que as crianças apresentam publicações próprias, as preparam para o mundo”, explica Miranda. A rede também estimula o aluno ao ambiente de pesquisas com a Science Fair (Feira de Ciências). “Com isso, as crianças não só aprendem outra língua, mas estudam diversos assuntos”, explica William Morgan, diretor acadêmico da Maple Bear no Brasil.

É inegável que essa forma de ensino apresenta benefícios para a criança. “O estudo precisa ocorrer de forma natural, com jogos e brincadeiras que façam parte do cotidiano da criança”, afirma Silvia Soler Bianchi, pedagoga da Universidade Anhanguera de São Paulo e mãe de Arthur e Giulia. O mais importante de tudo é saber e perceber se seu filho se adapta a esse ensino.

Leia também:

O futuro está aí

Como é bom ser bilíngue!

Lego é usado como método de ensino de inglês para crianças


Palavras-chave
Educação

Leia também

Sabrina Sato, Nicolas Prattes e Zoe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

(Foto: Reprodução/Instagram) - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Mavie usa maiô de grife em passeio à praia com Neymar: "O preço é maior que meu salário"

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viviane Araújo compartilha primeira viagem do filho Joaquim - Reprodução/Instagram @araujovivianne

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"