Criança

No Dia Nacional do Livro, veja 7 dicas de como ler para seus filhos

A contadora de histórias Marina Bastos traz alguns segredos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

histria

Dia 29 de outubro é Dia Nacional do Livro. E qual a maneira mais bonita de se comemorar? Lendo para os filhos, claro!

Anúncio

FECHAR

A Revista Pais&Filhos convidou a contadora de histórias Marina Bastos para escrever algumas dicas para você começar a ler para as suas crianças.

Como ler para os filhos?

Sabemos que contar histórias é importante para a formação das crianças, pois estimula a imaginação, a criatividade, o senso crítico e a oralidade dos pequenos. Além disso, ajuda a incentivar o interesse pela leitura. Todos esses motivos já seriam suficientes para aguçar a vontade de ler para seu pequeno, mas o que é mais bonito no ato de ler e contar histórias para os filhos é a possibilidade de se criar momentos especiais de afeto entre vocês.

Momentos de leitura compartilhada reforçam laços de carinho, criam confiança e memória emotiva. Uma criança que lê com os pais se sente mais segura para ler sozinha. Então, que tal aproveitar o domingão do Dia Nacional do Livro e ler para as crianças com as dicas abaixo:

1. Seja um exemplo

Se você é um adulto que gosta de ler, provavelmente deve se lembrar de algum parente, amigo ou personagem que lia para as crianças ou pelo menos tinha o hábito de ler para si mesmo. Crianças copiam os adultos. Se você passar o tempo no celular, seu filho vai querer fazer o mesmo. Mas se tiver o hábito de ler, seus filhos vão querer ler também.

2. Abrace o tempo da criança

As crianças têm o tempo delas e precisam que este ritmo seja respeitado. Se a criança pedir para mudar de livro, ler mais devagar, ler mais rápido ou repetir várias vezes o mesmo livro, respeite. O adulto que lê para uma criança é a ferramenta dela. A criança que deve comandar o ritmo da leitura e não o adulto. Segure a ansiedade, respire fundo e divirta-se!

3.  Crie um ambiente propicio à leitura

Coloque os livros em prateleiras baixas, na altura das crianças, com as capas viradas para elas poderem ter acesso fácil e escolherem que querem ler. Escolha um lugar confortável com boa iluminação. Use tapetes, almofadas ou um sofá gostoso. As crianças vão ficar na posição que acharem melhor.

4. Leia o livro antes de ler para a criança

Ler o livro antes de ler para a criança vai te ajudar a identificar os momentos de tensão e suspense da história e pode te ajudar a ler com mais emoção.

Marina Bastos 2

5. Apresente diversidade de livros

É mais interessante apresentar vários livros diferentes do que escolher um tema especifico ou uma recomendação de faixa-etária. As crianças gostam do visual. Então, mostre livros de diversos formatos, texturas, cores, tamanhos, de ilustradores e autores diferentes.

6. Leia como está escrito

Sempre que for apresentar um livro novo, leia todas as palavras do texto com a pontuação proposta pelo autor. Isso ajuda a ampliar o repertório de palavras da criança. Depois, se quiser, pode recontar a história com suas próprias palavras e interjeições. Mas nunca leia como um robô, leia como se fala.

7. Esteja presente

A criança percebe as emoções dos adultos e vai sentir se você estiver lendo e pensando no boleto para pagar. Esteja presente e aproveite esse momento precioso de leitura compartilhada.

Boas histórias para ler e contar!

Um abraço, Marina Bastos

Siga a Marina nas redes sociais:

Youtube: http://bit.ly/CanalMarinaBastos
Instagram: https://www.instagram.com/marinabastoshistorias

Leia também:

Veja 5 referências de filmes que a gente ama na série Stranger Things

Novo filme do Pokémon ganha data de estreia no Brasil

Pais&Filhos TV