Especiais

Secretaria Municipal de Saúde de SP registra 600 casos de Hepatite A entre janeiro e outubro

Saiba como prevenir o contágio da doença

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Criança doente

(Foto: Istock)

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, foram registrados 600 casos de Hepatite A entre janeiro e outubro deste ano. Entre os atingidos, mais de 87% eram homens. A doença é causada por um agente viral que promove a inflamação do fígado, que é proliferado por más condições sanitárias e de higiene. A transmissão ocorre por ingestão de alimentos contaminados ou matéria fecal. 

A partir de 4 semanas após a infecção começam a surgir os primeiros sintomas, caracterizados por cansaço excessivo, dor nas articulações, diminuição do apetite, febre e alteração no funcionamento intestinal.  

Apesar de não ter um tratamento específico para a enfermidade, é indicado a redução de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, para evitar sobrecarga no fígado.   

Anúncio

FECHAR

Prevenção ainda é o melhor caminho para impedir a proliferação viral. Vacinas e cuidados com limpeza são essenciais para evitar o contágio. O próprio diagnóstico precoce da doença, que pode ser feito por meio de testes sorológicos, pode impedir a disseminação e a contaminação de mais pessoas.  

Leia também:

Nascer não é mais a mesma coisa! A certidão de nascimento mudou

Aprendizado em dose dupla!

“A gente tem a mania de querer que o outro faça do nosso jeito”, afirma Carol Melhem

Pais&Filhos TV