Especiais

“Quando nosso filho nasce, mergulhamos numa piscina emocional com vivências do passado e presente”, afirma Laura Gutman

Para lidar com esta fase, você precisa de apoio

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

Laura

(Foto: Gustavo Morita)

No nosso 4° Seminário Internacional Pais&Filhos, a argentina e psicopedagoga Laura Gutman, mãe de três, retorna para conversar com a gente sobre maternidade. Como sempre, as palestras da Laura são um bate-papo sincero e profundo entre ela e a plateia.

“Quando nosso filho nasce, mergulhamos em uma piscina emocional com vivências do passado e presente. Precisamos de apoio para lidar com essa fase”, explica Laura. De acordo com a especialista, quando você passa da etapa gravidez e se torna mãe, cria-se uma fusão emocional entre você e seu bebê. Esta fusão faz com que a gente mergulhe nesta piscina emocional junto com a criança, porque seu filho não sabe se expressar. Ele precisa que você esteja imersa ali, para que ele possa desenvolver suas capacidades individuais com segurança.

(Foto: Gustavo Morita)

Anúncio

FECHAR

(Foto: Gustavo Morita)

O problema, segundo Laura, é que esta piscina de emoções contém vivências do passado e do presente. “Por passado quero dizer do tempo da sua infância, quando seu filho nasce você imediatamente entra em contato com as suas memórias do tempo de criança”, comenta. E a parte difícil? Nem sempre é fácil lidar com essas emoções. Às vezes são dolorosas. Por isso é preciso de apoio.

Você precisa passar por esta fase. “Muitas mães não conseguem lidar com esta piscina emocional, porque é doloroso, e saem. Elas se desconectam do bebê e deixam que ela cria suas experiências sozinha”, explica a psicopedagoga. Essa atitude irá refletir negativamente no futuro da criança. Repetimos, apoio da família, do pai e dos amigos, é necessário. Como sempre dizemos, JUNTOS é possível criar famílias mais felizes.

(Foto: Gustavo Morita)

(Foto: Gustavo Morita)

Leia também:

Secretaria Municipal de Saúde de SP registra 600 casos de Hepatite A entre janeiro e outubro

Conheça os livros do super casal Ana Cardoso e Marcos Piangers 

Conheça os livros de Laura Gutman que falam sobre maternidade e reflexão

Pais&Filhos TV