Criança

7 aplicativos que facilitam a vida das crianças (e a sua!) na volta às aulas

Existem muitos aplicativos e plataformas que podem ajudar você e o seu filho - Getty Images
Getty Images

Publicado em 30/01/2019, às 12h54 - Atualizado às 12h56 por Jennifer Detlinger, Editora-chefe | Filha de Lucila e Paulo


É sempre aquela correria no período de volta às aulas. A compra de todos os itens escolares e uniformes se junta à ansiedade do seu filho para essa fase cheia de novidades. Você deve estar quebrando a cabeça para organizar tudo, além de fazer com que seu filho retomar a rotina de sono e alimentação e arrume o conteúdo para a nova etapa de estudos. 

Uma boa alternativa para facilitar a sua vida nesse final de férias é apostar na tecnologia. Da compra do material escolar até a organização da agenda, existem diversos aplicativos e plataformas que podem ajudar você e o seu filho. Olha só:

1. AppGuardian: para colocar o uso do celular e tablets nos eixos de novo

Durante as férias, o acesso ao celular para as crianças costuma ser mais liberado, seja para ver vídeos no YouTube, jogar online, assistir séries ou ficar nas redes sociais. Mas com a volta às aulas, é ideal que seu filho regularize a rotina digital. O AppGuardian conecta pais e filhos por meio do controle parental. Ou seja, com a tecnologia é possível administrar o tempo das crianças no celular bem como organizar as rotinas do dia-a-dia. 

Com o aplicativo, dá para localizar os filhos em tempo real, bloquear o acesso ao celular e/ou tablets, configurar bloqueio de aplicativos como jogos e redes sociais, ativar um tempo em família para todo mundo ficar conectado de forma offline, verificar quanto tempo os filhos passaram conectados, visualizar o histórico de aplicativos instalados e desinstalados, além de manter a conversa com as crianças mesmo que o celular esteja bloqueado por meio de um chat. Com suporte 100% em português e feito por pais e mães brasileiros, o AppGuardian é grátis e possui opção de upgrade para versões pagas com acesso ilimitado a todas as funcionalidades.

Disponível para Android (em breve para IoS)

2. Relax Melodies: para o seu filho voltar à rotina de sono

A gente sabe que nas férias as crianças saem da rotina e acabam dormindo e acordando mais tarde. Mas com o início das aulas chegando é a hora de regular o sono da garotada e, para isso, a tecnologia também pode ajudar. O app Relax Melodies, por exemplo, conta com músicas e imagens que auxiliam o usuário no relaxamento. Basta usar o app na hora de colocar a criançada na cama e deixar que os sons e cenários os ajudem a pegar no sono. A ferramenta é bem prática e simples e permite ainda criar playlists e combinar imagens com as melodias.

Disponível para Android e IoS

Os cuidados que os pais devem ter com as crianças usando celulares (Foto: iStock)

3. GeoGebra – pegando firme na matemática

Ainda dá tempo de estudar no final das férias. Para os alunos que desejam aprender matemática de forma intuitiva e divertida, a dica é usar o app GeoGebra. A ferramenta – premiada em diversos países – promove o ensino da matemática por meio de lições de álgebra, geometria, e outros temas. No app é possível fazer construções geométricas, equações e coordenadas, já que a ferramenta lida com variáveis para números, pontos, vetores e ainda integra as funções. Além disso, o Geobra é ótimo para ajudar os alunos a resolver problemas matemáticos.

Disponível para Android e IoS

4. Grabr – para comprar material escolar gastando menos e diretamente de outros países

Para quem quer comprar aquela mochila superestilosa, lancheiras da moda ou cadernos e acessórios escolares que ainda estão disponíveis no Brasil (ou que são vendidos por aqui a preços elevados), uma dica é usar o Grabr – app de compartilhamento de bagagens que permite comprar itens direto do exterior mesmo sem viajar. Para quem deseja economizar nessa época do ano em que os gastos com IPTU, matrícula, IPVA acabam apertando o orçamento, encomendar produtos diretamente dos Estados Unidos e demais países pode ser uma boa opção. Uma lancheira da linha Patrulha Canina, por exemplo, chega a custar cerca de 30% mais barato nos EUA. É possível achar modelos por U$ 10 dólares, enquanto no Brasil o item pode custar mais que R$ 70,00. O app funciona assim: ao escolher o produto em um site internacional, o usuário cadastra o pedido na plataforma junto com o link do produto, estipulando uma recompensa para o viajante que está fora do país e que pode trazer a encomenda em seu espaço extra na mala. O viajante compra o produto e é reembolsado pela plataforma assim que a encomenda for entregue – junto com seu bônus.

Disponível para Android e IoS

Proibir ou não o uso de celular na escola (iStock)

5. InClass – para organizar a agenda escolar

Se você quer acompanhar a rotina escolar do seu filho mais de perto em 2019, os apps de calendários são essenciais. O InClass é um deles e permite criar uma agenda de estudos para ter controle sobre as datas de provas e entregas de trabalhos, por exemplo. O app ainda oferece funções como lista de atividades, diário de estudo e armazenamento de dados dos professores, além de uma parte destinada às datas importantes, onde dá para incluir os passeios escolares e atividades extracurriculares.

Disponível para IoS

6. Minipedia –  para pesquisas escolares

Não importa a fase escolar, os alunos sempre precisam buscar informações sobre os mais variados temas. Da educação infantil até a faculdade, o Wikipedia pode ser um aliado dos internautas na hora de fazer pesquisas rápidas. O Minipedia traz todo o conteúdo do site, mesmo se o usuário estiver offline e ajuda os alunos terem acesso a dados e referências de áreas diferentes.

Disponível para IoS

7. Facily – para comprar material escolar com desconto

Até março, é possível comprar livros didáticos, dicionários e livros de literatura brasileira e infanto-juvenil, além de diversos outros produtos como mochilas, estojos, canetas, mouses USB, pilhas, fones de ouvido e pen drives com descontos de até 50% através do app. Além dos preços competitivos, outra vantagem do serviço é a possibilidade de driblar os prazos e limitações de frete do e-commerce, com entregas em até 2 horas.

Disponível para Android e IoS

Leia também:

Volta às aulas: 15 sugestões de lancheiras para deixar a hora do lanche do seu filho mais divertida

Volta às aulas: o que fazer com o material escolar antigo do seu filho?

Volta às aulas sem neura: dicas para enfrentar essa fase numa boa


Palavras-chave

Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Adolescente m4ta pais e irmão na zona oeste de São Paulo - Reprodução/ Rede Globo

Família

Adolescente de 16 anos mat4 pais adotivos e irmã após ser proibido de usar o celular

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Filho de Monique Evans não comparece ao casamento da mãe; entenda o motivo

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Foto: Reprodução/SBT

Família

“Faria novamente”, diz adolescente de 16 anos que mat0u os pais após ser proibido de usar celular