Família

Brincadeiras ao ar livre também são importantes para o seu filho

Criar espaço para essa interação traz muitos benefícios

Ana Beatriz Alves

Ana Beatriz Alves ,Filha de Maria de Fátima

pl

O limite da tecnologia é um dos assuntos mais discutidos entre pais e estudiosos. Hoje, os adultos fazem questão de observar o tempo que os filhos passam na frente da televisão, jogando e mexendo em computadores e celulares. É importante estabelecer um limite, mas, mais do que isso, é preciso se atentar também ao tempo que eles gastam brincando fora de casa.

É nesse momento que eles vão exercitar a criatividade, gastar energia e interagir com a natureza. O que é muito importante, não só fisicamente, mas psicologicamente. Pensando nisso, a Tatiana Weberman — diretora da agência Respire Cultura e mãe de Manuela e Sothie — em parceria com a Juliana Borges — produtora da Maria Farinha Filmes — desenvolveram o Slow Kids.

Anúncio

FECHAR

O objetivo do evento é tirar um dia para as crianças saírem um pouco do universo digital e tecnológico, e passarem um tempo brincando, tendo contato com a natureza e com outras crianças. Isso porque o ato de brincar auxilia no desenvolvimento da criatividade e incentiva a capacidade de se relacionar com outras crianças.

A Pediatrics e alguns pesquisadores da universidade de Bristol, na Inglaterra, realizaram um estudo que afirma que, as crianças que passavam duas ou mais horas por dia na frente de uma tela, eram mais hiperativas, tinham mais dificuldades em se relacionar socialmente e mais problemas emocionais do que aquelas que passavam menos tempo na TV ou no computador, mesmo que fossem mais ativas.

É brincando que as crianças aprendem, se comunicam e exercitam sua criatividade. Por isso, a ideia do SlowKids com várias brincadeiras ao ar livre e muito contato com outras crianças e com a natureza.

Não só para os filhos, mas para os pais também. É sugerido passar uma tarde longe dos aparatos tecnológicos e interagindo com os filhos. Os benefícios? Vários! A atividade ajuda a controlar a obesidade, aprimora a coordenação motora, aumenta a empatia com as outras pessoas, melhora a atenção e amplia a visão, tanto dos pais quanto das crianças, em relação ao outro e ao mundo.

O evento vai acontecer no Parque Villa Lobos, em São Paulo, com várias atrações na área de piquenique,  trazendo uma série de atividades lúdicas, teatro, música, literatura e arte. Uma das principais atrações será a Kombi dos Sonhos, que levará diversas brincadeiras para praças e parques espalhados pela cidade.

Confira as demais estações:

 

Atividades durante todo evento

  • Kombi dos Sonhos
  • Feira de Troca de Brinquedos
  • Bambolizar
  • Brincadeiras Tradicionais – Casa do Brincar
  • Oficina Parque do Circo
  • ErêLab
  • Passeios pela Natureza – Ser Criança é Natural
  • Oficina de percussão

Por conta do clima e céu aberto, o evento foi adiado. Mais informações clique aqui

Leia também:

Seu filho sofre de déficit de natureza? 

Incentive seu filho a viver em contato com a natureza

4 dicas para reaproximar seus filhos da natureza

 

Pais&Filhos TV