Família

Vídeo: Série De Criança para Criança

Imagem Vídeo: Série De Criança para Criança

Publicado em 03/06/2015, às 20h24 - Atualizado em 28/12/2020, às 04h26 por Redação Pais&Filhos


Cresci vendo meu pai desenhar. Lembro que ele chegava da agência onde trabalhava como diretor de arte e, depois do jantar, ia para a prancheta desenhar enquanto eu ficava observando. Na maioria das vezes era algum trabalho de freelancer, e outras vezes, era só para curtir as cores e os traços sem nenhum motivo aparente. Ele adorava me ver ali quietinho, me dava dicas, brincava com os insetos que rodeavam a luminária bem acima dos desenhos. Eu, bem pequeno, queria ser como ele.

Os anos se passaram. Me formei em música (piano) e propaganda. Fui morar em São Paulo, e comecei a pintar quase todas as noites. Os meus quadros passaram a ajudar bastante no orçamento. Foi aí que percebi que havia trilhado um caminho bem parecido com o do meu pai. Quando meus filhos Antonio e Marina nasceram, me veio a pergunta: será que vou ser um pai tão criativo quanto o meu? Sem medo de errar, fiz o que se passava em meu coração, dei todo o carinho do mundo e procurei ser um pai presente em cada fase da vida deles.

Mas precisava de tempo. Precisava parar de trabalhar tanto e tantos finais de semana sem fim. Foi aí que eu e minha mulher resolvemos nos mudar para o Rio de Janeiro.  E aí, numa manhã, meu filho Antonio, com 6 anos, me trouxe um desenho de um menino chutando uma bola. Nessa hora tive um insight: e se eu animar esse mesmo desenho, contando uma historinha com a voz das crianças?

Resolvi levantar esse projeto. Investi grana e corri muito atrás. Na época, eu havia saído da agência em que trabalhava, e resolvi focar nesse novo projeto. Foi assim que nasceu o canal do YouTube ‘De Criança para Criança’.

Aprendi muito, conheci gente nova, e quando o projeto ganhou vida e pernas, voltei para a agência de propaganda. Enquanto eu investia, minha mulher continuou trabalhando como fotógrafa. O que mais transformou a minha vida, nesse processo, foi a relação de cumplicidade entre mim e meus filhos através dos desenhos. Passamos a ficar mais tempo juntos. Entendi que esse novo desafio veio de alguma maneira para construirmos algo diferente, tanto para eles quanto para nós.

Hoje, eles me ajudam a escolher as crianças que irão participar tanto da locução dos episódios quanto as que irão desenhar também. Dei a eles importância total nessa nossa história, até porque foi com a ajuda e a inspiração deles que esse projeto começou a decolar. Eles se sentem necessários. Estamos juntos nessa.

Eles aprenderam que não podemos julgar se o desenho de uma criança é melhor ou pior. Entenderam também que temos que aceitar as diferentes personalidades de cada uma delas. Isso acontece quando estamos criando novas histórias. Respeitamos cada traço desenhado e cada voz para as locuções. Os amigos do Antonio e da Marina estão empolgados, promovemos até uma tarde de desenhos aqui em casa, com várias crianças para os novos episódios. Foi incrível ver como cada uma delas ama desenhar do seu jeito. Nesse momento, eles esquecem até do computador.

A ideia é levar esse projeto para a maior quantidade de crianças possível. Quero promover tanto a volta do desenho quanto criar um laço mais forte entre pais e filhos. Até porque não tem nada mais divertido do que ver adultos e crianças desenhando e criando juntos. Tudo muda quando você se interessa e dá atenção pelo que seu filho está fazendo. Isso é pra vida.

Fizemos onze animações, seis delas em parceria com o Canal Pais&Filhos TV. Investimos em mais episódios e num projeto que pode levar essa ideia para outros lugares e lares. Hoje, me divido entre meu trabalho numa agência de propaganda e meus quadros, mas não troco por nada estar com meus filhos dividindo com eles canetas e lápis.”


Palavras-chave

Leia também

Pai de Henry Borel fala sobre nascimento da filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Jogador diz que foi amante de Viviane Araújo enquanto ela era casada com Belo: "A coitadinha"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Foto:  Reprodução/ UOL

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar mostra detalhes da gestação - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar mostra ultrassom da filha pela primeira vez

Rafa Justus e Ticiane Pinheiro recebem elogios prontas para festa de 15 anos - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho