Família

“Foi tenebroso”: menino tem reação rara ao tomar paracetamol e vai parar na UTI

A pele dele foi caindo - Reprodução/ Arquivo Pessoal/ Viva Bem UOL
Reprodução/ Arquivo Pessoal/ Viva Bem UOL

Publicado em 16/03/2023, às 11h19 - Atualizado às 11h45 por Redação Pais&Filhos


Um caso raro que na verdade, não é tão ‘difícil’ de acontecer. Um garoto de 12 anos tomou o remédio paracetamol e acabou indo para a UTI. O portal Viva Bem UOL contou sobre o caso. A mãe do menino disse que ele sempre tomou esse remédio e que nunca teve nenhuma reação adversa.

Porém, um dia após usar o remédio, ele acordou com a boca inchada e com os olhos também. A mãe achou que era uma alergia ‘normal’ e não imaginava que seria uma reação do remédio. Para o portal, a mãe disse: “Levei-o à UBS (Unidade Básica de Saúde), mas não fomos atendidos. À noite, ele piorou, vomitava e estava mais inchado. Ao levá-lo ao Hospital Menino Jesus [na capital paulista, do SUS] os médicos decidiram interná-lo. Ele só foi piorando”, começou a mãe.

Ela também disse que começaram a aparecer bolhas d´água por todo corpo do filho, como se ele tivesse sofrido com queimaduras. A pele do garoto começou a se soltar, porque na verdade, ele teve uma reação cutânea adversa a medicamentos. Essa reação se chama farmacodermia.

Pele descascada
A pele dele foi caindo (Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal/ Viva Bem UOL)

Antonio Carlos Madeira, superintendente médico do Hospital Menino Jesus, disse que o paracetamol é um dos medicamentos que pode causar realmente, farmacodermia. Até o momento da internação, os especialistas não sabiam o que o menino tinha. No primeiro dia ele foi levado para a UTI e no segundo dia, ele foi intubado.

Já, no terceiro dia de internação, os médicos falaram sobre o diagnóstico do garoto. “Ver seu filho desfigurando na sua frente é muito ruim. Foi a pior sensação que já senti. É horrível, tenebroso e senti muito medo, apesar de todo o suporte que foi dado”.

No tratamento do garoto foi usado mantas e curativos que foram trocados de 7 em 7 dias. Ao todo, foram 35 dias de internação. Atualmente ele está muito bem e continuou o tratamento pelo SUS, segundo a mãe dele. Os especialistas seguem em análise e além disso, o garoto tem consultas com psicólogo.

Ainda, a mãe contou que o garoto tem fotofobia, isto é, irritação dos olhos com a presença de luz intensa. Mesmo que a farmacodermia não tenha afetado a fotofobia, houve o ressecamento das mucosas dos olhos, sendo um pouco mais demorado para se recuperar.

O garoto ainda está usando medicamentos para evitar cicatrizes e diminuir as manchas. Após as sequelas, ele está afastado da escola.

O caso foi um fenômeno raro

A equipe médica que atendeu o garoto diz que a recuperação dele está surpreendendo e que há casos em que farmacodermia é fatal. As reações nem sempre são específicas. No começo, são: febre alta, manchas no corpo, fotofobia e lesões nas mucosas.

Esses sintomas irão aparecer após alguns dias da utilização do medicamento. Os especialistas apontaram que os pais devem procurar um pronto-socorro para uma avaliação e depois, suspender o uso da medicação.

Vacinação de mãe para filho

Confira o evento de parceria entre a Pais&Filhos e a GSK sobre a importância das vacinas para a proteção e saúde da família toda:


Leia também

Shiloh entrou na justiça para tirar o sobrenome do pai - (Foto: Reprodução/ Shutterstock)

Família

Filha de Angelina Jolie e Brad Pitt entra na justiça para tirar o sobrenome do pai

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Virginia confirma romance de Bruna Marquezine e João Guilherme - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Virginia confirma namoro de Bruna Marquezine e João Guilherme

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Apple iPhone 13 - Divulgação

iPhone barato

Ofertas do dia: Apple iPhone 13 pela metade do preço!

Família encontra diário da menina m0rta encontrada na lixeira - (Foto: Reprodução/ Record)

Família

Pai da menina encontrada m0rta na lixeira descobre diário que “previa” a m0rte da filha

Luana Piovani comemorou que Dom voltou a andar de skate - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Luana Piovani comemora 2° lugar do filho em campeonato de skate “Que bom que ele voltou para o Brasil”

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho