Família

Grito de independência

Imagem Grito de independência

Publicado em 07/09/2012, às 08h00 por Redação Pais&Filhos


07/09/2012

Ainda ontem, seu filho precisava de você para tudo. Agora, ele acha que é gente e quer fazer tudo sozinho. E ainda fica bravo se você resolve ajudá-lo. Calma. Ele é gente mesmo, óbvio, só que você demora a se tocar disso. Nesta fase, ele está entusiasmado com a quantidade de coisas que aprendeu a fazer em tão pouco tempo: falar, andar, relacionar-se com outras pessoas… Se já consegue tudo isso, nada parece impossível, basta tentar. Claro que muitas vezes dá errado. Ele põe a calça ao contrário, esquece de escovar os dentes do fundo… E você lá, claro, querendo facilitar tudo. Aí, seu pequeno Dom Pedro se irrita e dá o grito de independência. E como grita!  Dá trabalho dobrado acalmar o sujeito. Ele acaba ficando com a calça do avesso e pronto, não tem conversa.

Claro que, às vezes, é chato. Você está com pressa e colocar o sapato você mesmo adiantaria bastante o expediente. Mas você quer um filho autônomo, não quer? Então, tem de ter um pouco de paciência. Se ele insistir que quer comer sozinho, libere. Ele vai demorar um tempão e vai fazer uma sujeira danada, mas também vai treinar a coordenação motora e se sentir mais confiante. Coloque um babador; é só dar um bom banho depois e pronto. E é melhor não reclamar da sujeira – pelo menos na frente dele. Essa é a hora certa para elogiar. Quanto mais confiante ele for, mais coisas vai querer tentar. Conseqüentemente, mais independente vai ficar, é claro.

Fernanda, 3 anos, é pequenininha, mas decidida. Ela não aceita que os adultos a ajudem para nada. Se alguém insiste, ela volta ao ponto onde tinha parado e continua a tentar sozinha. Foi assim quando ela quis sair do sofá, por exemplo.

"Ela já sabia subir, mas não conseguia descer. Se alguém a ajudava a descer, ela subia no sofá de novo”, conta a mãe, Ana Rela. E é assim que as coisas funcionam até hoje. “Quando estamos no supermercado, ela dá bronca nas pessoas que a ajudam a alcançar coisas da prateleira”, diz Ana.
Em vez de ficar impaciente, Ana aproveitou a autonomia da filha e elas viraram um time. “Se não for nada perigoso, eu deixo a Fernanda fazer até aprender. Aí, a gente faz as coisas em conjunto”, diz ela. Se seu filho insistir em tentar amarrar o sapato bem quando vocês já estão atrasados para a escola, explique firmemente que essa não é a hora. Assim que vocês voltarem para casa, ele vai ter todo o tempo do mundo para tentar. E fim de papo. Depois que ele aprender, arrumar tudo vai ser ainda mais rápido do que quando você tinha de fazer as coisas pra ele.

Mas não é tudo que a criança pode tentar, claro. Não dá para deixar seu filho pequeno cortar uma maçã, por exemplo. A criança sabe que o adulto está ali para protegê-la e a palavra final é dele. Então, delimite os papéis: é você quem corta a maçã. E ela pode comer sozinha. Quando ficar maior, vai poder fazer mais coisas.
É importante não bancar o perfeccionista, daquele tipo que interrompe a criança a cada cinco minutos para dizer que não é assim que se faz. Se a intromissão for demais, seu filho pode acabar se convencendo de que não consegue fazer as coisas direito. Deixe que ele sinta dificuldade, quebre a cabeça, tente mil vezes. A vida é assim. E, se ele pedir sua ajuda, ótimo. Mostre que pai e mãe são pra isso mesmo. Agora, se você não souber fazer alguma coisa, reconheça. Quer melhor maneira de seu filho perceber que ninguém é perfeito e sempre tem alguma coisa que a gente pode aprender?


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Taiza Krueder, do Clara Resort, fala sobre carreira e maternidade - (Foto: Arquivo Pessoal)

Família

Taiza Krueder, CEO do Clara Resort, fala sobre inspiração da família no trabalho: "Criei 3 filhos aqui dentro"

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”