Foto: iStock
Segundo o Food and Drug Administration (FDA, órgão americano que regulamenta medicamentos e alimentos), para que um derivado do leite possa receber o nome de iogurte ele precisa ser fermentado por bactérias específicas, chamadas Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Estes dois nomes estranhos engrossam o leite e ajudam no funcionamento do intestino.
LACTO QUEM?
Sabe aquele sabor ácido do iogurte? Então, o responsável é o Lactobacillus bulgaricus. E essa bactéria é ótima para a saúde, porque protege o corpo, ajudando na prevenção de infecções e doenças causadas por outras bactérias.
IOGURTE NATURAL
Este tipo não tem adição de nenhuma substância além de culturas microbianas e do leite, como proteínas, vitaminas, carboidratos e sais minerais. Tem uma consistência um pouco mais firme e não contém glúten.
IOGURTE DESNATADO
O famoso iogurte light consegue oferecer todos os benefícios do natural, mas com menos gordura. Ótimo para quem é fitness! Mas, veja bem, ele não é recomendado APENAS para quem quer emagrecer, quem está de olho no nível do colesterol também deve escolher esta opção.
IOGURTE FERMENTADO
A real é que todos os iogurtes são fermentados, mas aqueles que estão com descrição de “leite fermentado” possuem uma quantidade maior das bactérias que ajudam o nosso intestino a funcionar bem.
A MODA DA VEZ
O iogurte grego virou febre entre os consumidores. Este produto é bastante consistente e doce, a menor quantidade de ácido agrada mais o nosso paladar. Mas qual a diferença? Ele tem adição de mussalina, uma substância que não deixa a receita coalhar em altas temperaturas e a consistência mais cremosa é por causa da retirada do soro. Só que eles chegam a ter três vezes mais gordura!
NOVA DESCOBERTA
Skyr é a nova aposta do mercado brasileiro. O Iogurte é 100% natural e leva quatro vezes mais leite do que os convencionais. É um dos mais populares no norte da Europa, em especial na Islândia.
SÃO MUITAS VANTAGENS
O iogurte pode ajudar na produção de anticorpos, hormônios e enzimas, nutrientes MUITO importantes para o nosso corpo funcionar direito. Além disso, ele contribui para reforçar o sistema imunológico, retardando o envelhecimento. Tem coisa melhor?
FAÇA EM CASA
- Aqueça um litro de leite até quase ferver
- Deixe de lado até ficar morno (entre 40 a 50 °C, pode usar um termômetro para medir a temperatura)
- Esquente o forno, deixe-o bem quente e desligue
- Quando o leite estiver morno, coloque o iogurte natural e misture
- Coloque a mistura em potes separados e cubra com papel filme e leve ao forno desligado
- Deixe descansar de 5 a 8 horas dentro do forno desligado. Depois é só ser feliz!
RICO EM CÁLCIO
O cálcio é importante para que a gente tenha dentes saudáveis, previne o raquitismo e a osteoporose. O cálcio também ajuda na contração dos músculos e ainda participa da transmissão de impulsos nervosos.
PREFERÊNCIA DA MAIORIA
Segundo dados do Kantar WorldPanel, o iogurte está presente em 92,7% das casas brasileiras. Cada brasileiro consome aproximadamente 6,5 kg/ano, já na Holanda o consumo chega a 41,9 kg/ano.
REDUZ MAU HÁLITO
Um estudo japonês descobriu que consumir 150 gramas diárias de iogurte sem açúcar e que contenham as bactérias Streptococcus thermophilus, reduz as bactérias que causam mau hálito.
Informação nutricional em 100 gramas
Calorias: 59 kcal
Carboidratos: 16 g
Proteínas: 2,6 g
Gorduras Totais: 0,4 g
Fibra Alimentar: 0 g
Sódio: 36 mg
Leia também:
Comida sólida para o bebê: quando e como começar
Seu filho tem medo de experimentar uma comida nova? Entenda a neofobia alimentar
Gravidez: entenda por que de repente você tem aversão a sua comida preferida