Família

“Redemoinho” que afogou irmãos em Maragogi pode ter sido causa da morte; saiba como identificar

Eles estavam no mar com o pai e um primo deles, que também se afogaram, mas sobreviveram - Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

Publicado em 21/07/2023, às 07h34 por Mayara Neudl, Estagiária | Filha de Lidia e Rogerio


Na segunda-feira, 17 de julho, os irmãos Gustavo Bernardo Leal, de 16 anos, e Gabriel Bernardo Leal, de 11, faleceram afogados na praia de Peroba, em Maragogi no Alagoas.

De acordo com os bombeiros, a família é de São Paulo e estava turistando por lá, e chegaram a Maragogi no domingo, 16 de julho.

Irmãos que morreram afogados em Maragogi
Eles estavam no mar com o pai e um primo deles, que também se afogaram, mas sobreviveram (Foto: Reprodução/Facebook)

Os dois irmãos teriam entrado na água com o pai e com um primo também de 16 anos. Segundo testemunhas, uma forte onda atingiu os quatro e os derrubou em uma espécie de canal na área de corais de pedras.

O adulto, que teria sido identificado como pai das vítimas, conseguiu salvar o sobrinho de 16 anos, mas os dois filhos desapareceram no mar.

Irmãos morreram afogados em Maragogi
A tia dos meninos afirmou ter visto um “redemoinho” que os arrastou (Foto: Divulgação/SAMU)

Segundo Thiene Tenório, tia de Gustavo e Gabriel, eles teriam sido arrastados por um tipo de redemoinho. “Nesse momento, ele [o pai] perdeu de vista os filhos para uma espécie de redemoinho, uma correnteza forte”, ela relatou para o UOL.

O fenômeno teria ocasionado uma turbulência na água, e é, na verdade, um deslocamento da corrente da maré. Na região das pedras onde eles estavam, por ter um fundo irregular, a água sobe e desce gerando esse movimento.

Irmãos que morreram afogados em Maragogi
A família dos meninos é de São Paulo e estaria turistando nas praias de Maragogi, em Alagoas (Foto: Reprodução/Facebook)

As ondas, também, criam uma corrente de retorno que intensifica onde elas se quebras, na faixa de areia da praia. Essa corrente de retorno tem uma força capaz de arrastar uma pessoa, como aconteceu com os irmãos.

Esse tipo de acontecimento que a tia dos meninos chamou de “redemoinho” pode ser identificado pelas seguintes características: o mar estará sem ondas, uma faixa de água de cor mais escura aparece no raso e segue até o fundo, e a areia apresenta ondulações. É importante ficar atento aos sinais dos salva-vidas.

Tentou salvar o irmão

Os corpos dos meninos foram encontrados abraçados por mergulhadores no fundo do mar da Praia de Peroba. O IML de Maceió liberou os corpos de Gabriel Bernardo Leal, de 11 anos, e Gustavo Bernardo Leal, de 15 anos, no dia 18 de julho.

Nesta quinta-feira, dia 20 de julho, os bombeiros que  trabalharam no resgate dos corpos falaram sobre o estado dos meninos. O coronel Clemens comentou que os irmãos estavam abraçados, pois eles estavam tentando se salvar durante o acidente. Ele explicou que isso foi um ‘instinto de sobrevivência’.

Irmãos que morreram afogados em Maragogi
Os irmãos desapareceram em torno das 10h e o corpo deles foram encontrados 12h09 pelo Corpo de Bombeiros e mergulhadores civis de Maragogi (Foto: DIvulgação/SAMU)

“Eram dois irmãos em uma situação de desespero. O mais velho, provavelmente tentou salvar o mais novo. E o menor, de apenas 11 anos, deve ter agarrado o irmão numa tentativa de se salvar. Eles foram encontrados abraçados, podemos dizer que isso é instinto de sobrevivência”, relatou o coronel Clemens, do Corpo de Bombeiros em entrevista ao portal G1.


Leia também

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Neymar faz doação para o RS e manda recado: "Faz pelo coração e não por engajamento"

Foto: Reprodução

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Alessandra Negrini e o filho - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Alessandra Negrini desabafa sobre relação 'incomum' com o filho: "Não sei onde mora"

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura