Gravidez

Brasil teve 107 mortes de mães a cada 100 mil nascimentos em 2021, segundo pesquisa

A taxa de mortalidade materna se refere ao número de mulheres que morrem durante a gravidez ou nos 42 dias seguintes ao parto - Getty Images
Getty Images

Publicado em 30/05/2022, às 11h50 por Redação Pais&Filhos


No último sábado foi comemorado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, e com isso o vice-presidente da Comissão Nacional Especializada em Mortalidade Materna da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), Rodolfo de Carvalho Pacagnella, assegurou que as mortes maternas podem ser evitadas.

De acordo com o Painel de Monitoramento da Mortalidade Materna, o Brasil teve, em 2021, média de 107 mortes de mulheres a cada 100 mil nascimentos. A taxa de mortalidade materna se refere ao número de mulheres que morrem durante a gravidez ou nos 42 dias seguintes ao parto devido a causas relacionadas à gravidez ou por ela agravadas a cada 100 mil nascidos vivos em um determinado ano, em um país.

A taxa de mortalidade materna se refere ao número de mulheres que morrem durante a gravidez ou nos 42 dias seguintes ao parto
A taxa de mortalidade materna se refere ao número de mulheres que morrem durante a gravidez ou nos 42 dias seguintes ao parto (Foto: Getty Images)

A morte é causada por qualquer fator relacionado ou agravado pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a esse período. O Brasil apresenta números bem distantes dos fixados pela ONU (Organização das Nações Unidas). Até 2015, a meta era atingir menos de 35 mortes por 100 mil nascimentos, e o Brasil estava na faixa de 70 a 75 óbitos maternos por 100 mil nascidos vivos.

Com os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), a ONU indicou a necessidade de reduzir, até 2030, a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100 mil nascidos vivos. À Agência Brasil, Rodolfo Pacagnella explicou que desde 2014 os números não apresentam queda significativa no Brasil. Já os países de alta renda, de maneira geral, têm uma razão de mortalidade materna que varia de 10 a 20 mortes por 100 mil nascimentos. A maior parte dessas ocorrências é de causas indiretas, que não são evitáveis ao longo da gestação.


Leia também

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam" - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

A atriz se emocionou com a atitude do irmão - Reprodução / Instagram @dirapaes

Família

Dira Paes mostra irmão, professor, dando aula com bebê de aluna no colo: veja vídeo

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Sandy surpreende fãs com decisão : "Eu não tenho emocional"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer