Gravidez

Depilação na gravidez, pode?

Imagem Depilação na gravidez, pode?

Publicado em 24/03/2017, às 15h25 - Atualizado em 10/11/2020, às 08h18 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice


É normal a mulher grávida ter dúvidas sobre assuntos teoricamente banais, mas que tiram o sono. Depilação é um desses temas. O que pode? O que não pode? Quais produtos são mais indicados? Para acabar com as encanações, consultamos o obstetra Gustavo de Paula Pereira, filho de Maria Aparecida e Esiquiel.

Segundo Gustavo, a mulher grávida pode se depilar em qualquer parte do corpo durante a gestação, mas diz que é muito importante redobrar a higiene nesses momentos. “As gestantes têm uma queda natural da imunidade, que as deixam mais suscetíveis a infecções”, afirma. Ele também diz que, com o avanço da gravidez, a mulher deve pedir ajuda de uma profissional para a depilação íntima, já que com o aumento da barriga, fica difícil enxergar a virilha. “A ideia é evitar acidentes com cera quente ou lâmina”, alerta.

Já sobre os métodos mais indicados, o médico recomenda apenas lâmina e cera. Laser, pulso de luz (fotodepilação) e cremes depilatórios podem manchar a pele. “Lembrando que a região pélvica fica mais sensível durante a gestação, por isso, ao usar ceras, dê preferência à cera morna, que abre os poros e facilita a retirada dos pelos.” E completa: “O uso de cremes depilatórios também é contra indicado na gestação, pois podem apresentar substâncias que são absorvidas pelo organismo materno e podem causar problemas ao feto”.

A maior encanação das grávidas é que a dor da depilação cause contrações, ou algum problema para a grávida. Se for essa sua dúvida, calma! Não existe comprovação de que cera quente, ou morna, como Dr. Gustavo sugere, façam a mãe ter contrações. “Não há estudos que mostrem relação entre o uso de cera quente e contrações uterinas”, afirma.

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.


Palavras-chave

Leia também

Reprodução/Instagram

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Reprodução/Instagram

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Foto: Reprodução/ Globo

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Reprodução/Instagram

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

As duas brigaram - Getty Images

Família

Nora faz teste de DNA por insistência da sogra e descobre revelação familiar de séculos