Mais

A lancheira do amiguinho é sempre melhor

Imagem A lancheira do amiguinho é sempre melhor

Publicado em 20/08/2012, às 21h00 por Redação Pais&Filhos


Por Naiara Araújo, filha de Luiz Augusto e Dione

É comum que a lancheira do amigo seja mais atraente, e às vezes menos saudável. Isso acaba sendo um problema para as mães que estão enviando lanches nutritivos, com frutas e sucos, e precisam lidar com o amigo que leva salgadinho e refrigerante. Segundo a psicóloga infantil Jéssica Fogaça, filha de Leila e Luiz, não pode faltar a boa e velha conversa com a criança sobre o que é bom para o desenvolvimento dela. É importante que os pais expliquem que é normal que as pessoas comam coisas diferentes e que não tem problema se a criança levar frutas e os outros amigos, não. Se a criança vem com o argumento de que todos os amigos levam chocolate, você sempre pode dizer que as outras crianças não são seus filhos, e ele é. E liberar o chocolate de vez em quando, mas não todo dia.

A família não deve se sentir culpada caso seja difícil inserir hábitos saudáveis na alimentação dos filhos. O que não vale é desistir. Mudar os hábitos dá trabalho e o ideal é ir fazendo alterações aos poucos, trocando bebidas pouco nutritivas por sucos naturais ou oferecer salada de frutas no lugar de uma só fruta, pois é mais atraente e mais fácil de comer. Prefira a fruta picadinha do que as inteiras, pelo menos na fase de convencimento.

Uma opção é mandar mais opções de frutas para que ele possa dividir, por exemplo, lembrando que muitas escolas não permitem que as crianças troquem lanche por causa de intolerâncias e alergias alimentares. Exceções devem ser tratadas como tal: vale combinar um dia na semana em que ele possa levar um bolo de chocolate, por exemplo, ou criar um “dia livre” em que a criança possa escolher o que levar.

Como montar uma lancheira saudável

Trocas tornam o lanche mais saudável

Cardápio dos chefes


Analúcia de Araújo, mãe de João, de quatro anos, conta que no colégio do filho o lanche é quase sempre comunitário. E acrescenta, “isso agrega muitas experiências novas para ele”. A mãe diz que o filho gosta mesmo quando ela manda frutas diferentes, como kiwi, melão, manga e melancia, porque ele divide com os amigos e ela acaba precisando mandar mais do que o normal. 

Cuidado com a cobrança

Vá com calma. Para a criança, alimentação é mais do que comida. Escolher o que vai comer é uma das maneiras que a criança tem de exercer sua autonomia. Você não vai deixá-la levar batata frita, mas pode dar opções: laranja ou banana? Cereal matinal ou sanduíche de pão integral? Biscoito sem recheio ou bolo sem cobertura? É importante que ela sinta que há opções, sempre sem estresse. Se a criança for cercada de muitas regras, ela vai querer burlá-las quando estiver longe dos pais. “A comida tem uma ligação muito íntima com as emoções, pois quando saciamos nossa fome nos sentimos bem”, diz Jéssica Fogaça.  A cobrança exagerada pode resultar em transtornos alimentares, como bulimia ou obesidade. E a ideia é que seu filho seja mais e não menos saudável. Devagar e sempre, vocês chegam lá.

Consultoria: Jéssica Fogaça, filha de Leila e Luiz, é Psicóloga Comportamental Infantil e Arte Educadora.


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Taiza Krueder, do Clara Resort, fala sobre carreira e maternidade - (Foto: Arquivo Pessoal)

Família

Taiza Krueder, CEO do Clara Resort, fala sobre inspiração da família no trabalho: "Criei 3 filhos aqui dentro"

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”