Mais

Colecionando amigos

Imagem Colecionando amigos

Publicado em 19/04/2011, às 21h00 - Atualizado em 13/12/2022, às 08h37 por Redação Pais&Filhos


Trocar pulseiras ou figurinhas ajuda a criança a interagir. Se seu filho é tímido, aderir à onda do momento pode ajudá-lo

Por Megan Othersen Gorman / Tradução de Samantha Melo, filha de Sandra e Tião

A amiga da minha filha Lola, de 6 anos, quer desesperadamente um piano. Não um Steinway, imaginaria você – uma Silly Bandz, aquelas pulseiras em formatos diversos. "Ele vai combinar com a guitarra vermelha e a bateria prata que eu já tenho", ela me disse, mostrando as dezenas de pulseiras de borracha em seus braços. Lola e seus amigos da escola colecionam desde o ano passado, quando as pulseiras se tornaram moda. "Minha irmã mais velha e as crianças pequenas da minha rua gostam delas também, mas não tanto quanto eu", diz.

Na verdade, os especialistas apontam que crianças até o segundo ano do fundamental são os alvos mais fáceis para as novidades. Nessa idade, elas passam mais tempo interagindo com seus colegas e assistindo à TV do que os pré-escolares, e isso alimenta o seu desejo pelo que é popular. As crianças mais velhas querem os itens novos também, mas não são tão influenciadas por seus amigos ou pela propaganda como crianças de 6 e 7 anos.

Embora seja tentador simplesmente vetar cada pedido de modismo que aparece, essa não é uma boa abordagem, dizem os especialistas em desenvolvimento infantil. O que eles sugerem que você faça? Leia aqui, antes de dizer não.

Conheça os bastidores
Pergunte ao seu filho por que ele quer o brinquedo. Se ele começar a falar sobre o quão incrível parece na TV, diga que essa não é uma razão boa o suficiente para comprá-lo. Diga a ele que você quer saber mais sobre o objeto para ter certeza de que é tão divertido quanto ele acha que vai ser. Tente algo simples como: "Esses anúncios são para que as crianças, mães e pais queiram comprar algo. Pode não ser tão bom quanto parece." Procure limitar o tempo de TV a até duas horas diárias. Já é o bastante.

Influência de amizades
Não é coincidência que a maioria das manias de crianças sejam as que podem ser trocadas. Há prazer social em ter esse tipo de item. Portanto, se seu filho quer alguma coisa porque o amigo tem, tente descobrir se não ter aquele objeto vai deixá-lo em uma grande desvantagem. Por exemplo, Zhu Zhu Pets (hamsters robôs), que as crianças mantêm em casa, influenciam muito menos socialmente do que as pulseiras Silly Bandz, que são trocadas na hora do recreio. Outra coisa a considerar: se seu filho é tímido ou extrovertido. Esse tipo de objeto pode tornar mais fácil a aceitação social, ajudando-o a fazer novos amigos. É mais fácil para as crianças introvertidas interagirem quando sabem que têm um interesse em comum com os colegas.

Mas estabeleça limites: algumas pulseiras para trocar no recreio, tudo bem, uma caixa lotada, como algumas crianças têm, não tanto. Se o seu filho começa a falar de quantas coisas ele coleciona em comparação com outras crianças, explique que não ter tanto quanto os outros não é problema.

Faça-o “pagar” por isso
A maioria dos modismos para as crianças dessa idade não é cara, mas isso não significa que você deva abrir sua carteira para todos os caprichos. Não perca a oportunidade de ensinar ao pequeno sobre o valor do dinheiro. Quando uma criança realmente deseja alguma coisa, ela concorda em usar sua mesada para comprar. Decida o que vale a pena e faça um acordo do tipo: "Vamos até a loja juntos, na próxima semana, para comprar, mas leve seu dinheiro". Se o seu filho reluta em abrir o cofrinho, não compre o que ele quer com o conteúdo da sua carteira. Isso pode ensiná-lo a perceber quais brinquedos ou figurinhas realmente quer.

[!page]

Conheça as coleções que estão fazendo a cabeça dos pequenos

Zhu Zhu Pets

Fácil de montar, vem com uma bolinha e com o Hamster 'Yo-Yo'. Unindo com os outros conjuntos Zhu Zhu Pets, você cria uma enorme cidade hamster.
Zhu Zhu Pets Conjunto Inicial Toca, DTC, à venda na PBKIDS, R$ 94,99. SAC (11) 3825-7046, www.pbkids.com.br

Sunny Bandz

A versão brasileira das pulseiras de borracha conta com dois estilos diferentes: o básico e o neon, com seis temas diferentes para cada.
Sunny Bandz, Sunny Brinquedos, R$ 4,50 cada. www.sunnybrinquedos.com.br


Palavras-chave

Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

A menina foi com uma camiseta ‘inadequada’ para a sala de aula - Reprodução/ TikTok

Criança

Mulher é chamada de ‘péssima mãe’ por causa de camiseta usada pela filha na escola

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"

Rafa Justus - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Alexandre Correa - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Alexandre Correa se muda para apartamento em que irmã de Ana Hickmann morava

Anderson Leonardo, do Molejo, está internado em estado grave na luta contra o câncer - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Anderson Leonardo, do Molejo, está em estado gravíssimo: "Médicos estão reunidos com família"