Mais

Fumar faz mal

Imagem Fumar faz mal

Publicado em 16/05/2011, às 21h00 por Redação Pais&Filhos


Se você fuma, mais cedo ou mais tarde vai ter que responder certas perguntas aos seus filhos. Saiba qual é a melhor forma de agir para não criar um futuro fumante

Por Samantha Melo, filha de Sandra e Tião

Que cigarro faz mal, todo mundo está cansado de saber. E se você fuma, deve ouvir sempre alguém discorrendo sobre os perigos do vício. Sem contar as inúmeras matérias sobre o assunto, tanto na TV quanto em revistas e jornais. Então, quem tem filho costuma pensar, mesmo inconscientemente, que eles também sabem que fumar faz mal. Mas não é bem assim. Estudos apontam que, até os 6 anos, as crianças absorvem mais o comportamento dos adultos, principalmente dos pais, do que propriamente o que ensinam a elas. Então, se o pequeno convive com um fumante, mesmo que ele ainda não entenda muito bem o que é o cigarro, ele provavelmente encarará o ato de fumar como algo natural. Já as crianças mais velhas têm maior capacidade para absorver o que ouvem e compreender as lições dadas.

Então, se você fuma e não quer que seu filho se torne um fumante no futuro, leve em consideração a idade dele para adotar a melhor estratégia.

Primeira infância

Até a criança completar 6 anos, os pais são seu maior exemplo, e seu comportamento influencia muito no dos filhos. Aqui, a velha máxima de “faça o que eu digo, não o que eu faço”, não funciona muito bem. Dessa forma, se você fuma, a probabilidade do pequeno encarar o vício de forma natural é muito maior. Claro que isso não quer dizer que ele vai pedir um cigarro ou que vai virar um fumante, mas é melhor prevenir. A regra fundamental é não fumar na frente dele. Além disso, não deixe à mostra maços, isqueiros e cinzeiros. Você não vai conseguir esconder isso para sempre, mas ele não precisa ficar sabendo de algo que ainda não entende. Se a criança observar alguém fumando e perguntar, aí é hora de lhe fornecer algumas informações. Você pode contar também que fuma, mas sempre deixando claro que você sabe que é prejudicial e que aquela atitude não deve ser copiada.

Segunda Infância

Depois dos 6 anos, a melhor solução é o diálogo. É essencial que você conte que fuma e explique o que é o vício e como a nicotina age no organismo. Isso ajudará seu filho a entender porque você não para de fumar, se sabe que é errado. Claro, utilize palavras que respeitem o nível de compreensão do pequeno. Comece pelo mais simples: é fácil para a criança entender que fumar faz mal para o pulmão e o coração, e mais fácil ainda observar os malefícios aparentes, como a pele envelhecida e os dentes amarelados. Depois, explique que as substâncias presentes no cigarro causam dependência, pois interferem no funcionamento normal do cérebro. Mostre também que os pais podem ser passíveis de erros e fracassos. E não deixe de evitar fumar na frente dele para reafirmar o ponto de que o vício é ruim; sem falar na fumaça que seu filho inala passivamente. E, finalmente, não caia na besteira de prometer que vai parar, a não ser que você pretenda mesmo tentar; o pequeno ficará atento a isso. Mas que tal tentar mesmo?

Consultoria: Lucimeire Prestes de Oliveira Tomé, mãe de Laís, Luís Felipe e Lucas, é psicóloga clínica especialista em Psicologia Escolar e Educacional e Terapia de Casal e Família. Tel.: (15) 3224-1872  Raquel Caruso, mãe de Roberto e Rafael, é psicopedagora, psicomotricista e fonoaudióloga coordenadora da EDAC (Equipe de Diagnóstico e Atendimento Clínico/SP) TEL.: (11) 3816-7540, www.edac.com.br

Para saber mais


Obrigado por não fumar, de Sergio Honorato dos Santos

www.rj.senac.br
O Cigarro e o Formigo, de Renato Canini

www.editorasaraiva.com.br

Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

MC Loma - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

MC Loma emociona ao contar o que aconteceu com pai biológico da filha: 'Tinha vergonha'