Notícias

Fertilização acessível

Imagem Fertilização acessível

Publicado em 11/07/2013, às 11h20 - Atualizado em 22/06/2015, às 17h31 por Redação Pais&Filhos


Tratamentos de fertilidade são caros. Muitos casais têm o sonho de ter um filho, mas devido a problemas de fertilidade alguns têm de recorrer a tratamentos que costumam ter um valor bem alto. O alto custo é justificado pela necessidade que as clínicas têm de ter um estoque de gás de dióxido de carbono para controlar os níveis de acidez e poder desenvolver os embriões. O estoque é obtido com o uso de incubadores de dióxido de carbono, gases medicinais e purificação de ar.

Mas novas pesquisas prometem mudar o conceito da reprodução assistida com tratamento que podem chegar a 170 libras (o equivalente a R$ 570). Segundo informações da BBC, esse estoque pode não ser mais necessário já que a equipe do Genk Institute fos Fertility Techniology na Bélgica conseguiu obter o dióxido de carbono a partir da mistura de ácido cítrico e bicarbonato de sódio.

Em entrevista para a rede de notícias BBC o pesquisador Willem Ombelet afirmou: “Nós conseguimos o resultado usando uma técnica muito parecida com o Alka-Selzer. Nossos primeiros resultados sugerem que esse processo é no mínimo tão bom quanto a fertilização in vitro normal. Doze bebês saudáveis já nasceram desse processo.”

Os resultados foram apresentados na conferência da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia e mostram uma taxa de 30% de gravidezes – índice aproximado ao da fertilização in vitro tradicional. Assim, pesquisadores acreditam que o custo da fertilização cairia para 15% do custo atual, nada mal para quem não poderia pagar pelo valor cobrado hoje.

Os responsáveis pelo estudo afirmam ainda que já há demanda pela técnica nos Estados Unidos e que eles planejam introduzir a nova fertilização no Reino Unido. “Temos a obrigação de reduzir o custo da fertilização in vitro, caso contrário, teremos uma situação em que só os ricos podem ter acesso.”, afirmou Geeta Nargund, do Hospital St George, em Londres

Apesar do otimismo, os pesquisadores ressaltam para algumas possíveis falhas no tratamento: “O ponto fraco do estudo é que eles fizeram isso em um grande laboratório na Bélgica, e agora eles precisam sair e fazer o mesmo estudo na África. Se isso acontecer, estamos falando do acesso a fertilização in vitro em lugares do mundo onde não existe esse tipo de tratamento. Isso pode gerar resultados incríveis,” conclui Lavery.


Palavras-chave
Notícias

Leia também

Fernanda Paes Leme fala sobre hormônios após expor crise na amizade com Bruno Gagliasso - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Fernanda Paes Leme comenta sobre fim da gravidez em meio a afastamento de Bruno Gagliasso

Sabrina Sato, Nicolas Prattes e Zoe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Viih Tube comenta que não fará festão para segundo filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube fala sobre trauma após confusão na festa de filha: "Seu irmão vai ser só um bolinho"

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Duda Nagle e namorada terminam relacionamento - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Duda Nagle anuncia fim do relacionamento com Michele Balsamão

Davi fala sobre ensinar filho a ser macho no BBB 24 - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Davi gera polêmica ao falar sobre filhos: "Tomara que não venha mulher"

Daniel Cravinhos pede desculpas para Andreas von Richthofen em carta aberta - (Foto: reprodução)

Família

Daniel Cravinhos escreve carta aberta para irmão de Suzane von Richthofen 21 anos após crime