Notícias

Hoje é o Dia Nacional de Prevenção Contra Acidentes com Crianças, fique alerta!

Imagem Hoje é o Dia Nacional de Prevenção Contra Acidentes com Crianças, fique alerta!

Publicado em 29/08/2014, às 15h00 - Atualizado em 30/07/2021, às 06h45 por Redação Pais&Filhos


Com criança todo cuidado é pouco. Nas ruas, no carro e até em casa os riscos de acontecer algum acidente é sempre alto. As lesões e mortes decorrentes de acidentes referentes a trânsito, envenenamento, afogamento, quedas, queimaduras e outros são a principal causa de morte de crianças a partir de um ano de idade no Brasil. Por isso, com o objetivo de levar o alerta às autoridades governamentais e à sociedade para este grande problema, as instituições comemoram a data para alertar os pais sobre o tema.

Segundo dados do relatório retirados do Datasus, de 2012, os acidentes na primeira infância (faixa etária de zero a nove anos) foram responsáveis por 3.142 mortes e mais de 75 mil hospitalizações de meninos e meninas. Isso caracteriza o acidente como um grave problema de saúde pública. Em primeiro lugar, com 33%, estão os acidentes de trânsito, que incluem atropelamentos, passageiros de veículos, motos e bicicletas, seguidos de afogamento com 23%, sufocação com 23%, queimadura com 7%, quedas com 6% e outros com 6%.

A boa notícia é que estudos da ONG Safe Kids Worldwide mostram que pelo menos 90% dessas lesões podem ser evitadas a partir das seguintes estratégias: Avaliação; Educação; Modificações de Engenharia e do Meio Ambiente; Criação e Cumprimento da Leis e “Empoderamento” da comunidade.

Alguns exemplos da prevenção de acidentes com crianças indicados no relatório são:

  • No banheiro, nunca deixar os bebês sozinhos nas banheiras e sempre testar a temperatura da água antes de colocá-lo. Guardar medicamentos, venenos, produtos de higiene e limpeza longe do alcance das crianças de até quatro anos.
  • Ao escolher brinquedos, observar sempre o selo do Inmetro, considerar a idade e a habilidade da criança e evitar brinquedos com pontas afiadas e os que produzam sons altos.
  • No berço, retirar todos os brinquedos, travesseiros e objetos macios, verificar se as grades têm, no máximo, seis centímetros entre elas, não deixar bebês dormirem em camas de adulto, pois pode causar sufocação e graves quedas.
  • Na cozinha, local de maior risco da casa, evitar e entrada da criança quando estiver fazendo alimentos quentes, usar as “bocas” de trás do fogão e com o cabo das panelas virados para dentro.
  • No carro, as crianças com menos de dez anos devem se sentar no banco de trás, transportadas em cadeiras de segurança de acordo com o seu tamanho e até os 36 Kg. Acima de 1,45m de altura, elas devem usar sempre o cinto de segurança de três pontos.
  • O relatório também sugere ensinar a criança a se comportar com segurança no trânsito, a parar na calçada ou no canto da rua e olhar para os dois lados antes de atravessar. Crianças com menos de dez anos não devem atravessar a rua sozinhas e, quando acompanhadas de um adulto, devem ser seguradas pelo pulso.
  • Nos parquinhos, as quedas representam as mais severas lesões. O risco é quatro vezes maior se a criança cai de um brinquedo mais alto que 1,5m. Importante sempre verificar se os equipamentos são apropriados para a idade e sempre estar atento aos perigos como ferrugem, pregos expostos, superfícies instáveis ou quebradas.
  • Os afogamentos são rápidos, silenciosos e de grande gravidade, por isso as crianças devem sempre ser supervisionadas por um adulto quando próximas à água. Os baldes e bacias com água devem ser guardados no alto e virados para baixo, fora do alcance das crianças quando sem uso.
  • Ensinar a criança a brincar com o animal de estimação, nunca quando ele estiver se alimentando e sempre supervisionada por um adulto. Manter as vacinas do animal em dia.

Palavras-chave
Notícias

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais