Publicado em 10/05/2013, às 09h00 - Atualizado em 17/06/2015, às 07h49 por Redação Pais&Filhos
A Viacom International Media Networks realizou um estudo baseado nos hábitos e características da geração Millennial, grupo de crianças e jovens entre 9 e 30 anos, em todo o mundo. Para as pesquisas, a empresa ouviu 15 mil pessoas em 24 países (incluindo o Brasil).
A geração do Milennials representa 1/3 da população mundial e possui características próprias, bastante relacionadas ao uso da tecnologia e sua relação com a felicidade. Os resultados do estudo foram compilados na pesquisa “The Next Normal: Um olhar sem precedentes sobre a geração Millennial”, apresentada esta semana em São Paulo. No resultado, a pesquisa mostrou que a tecnologia não define a geração, mas é considerada um facilitador das relações.
De acordo com Adriana Pascale, gerente sênior da pesquisa Viacom no Brasil e responsável pela apresentação do estudo no país, os Millenials entrevistados disseram que a tecnologia não os define, mas que permite que eles sejam que são. Uma característica dessa geração é que eles são glocais, ou seja, absorvem tendências globais e agem localmente; as crianças e jovens Millennials têm amigos por todo o mundo.
Os números dos Millenials
Segundo o estudo, 84% dos entrevistados declararam que seu grupo de idade tem potencial de mudar o mundo e 73% afirmaram que o acesso à internet influencia e muda seu modo de pensar o mundo. A geração dos 9 aos 30 anos usa a tecnologia de forma instintiva, praticamente, pois já nasceu em contato com os recursos tecnológicos.
As crianças dessa geração já estão nas redes sociais. A média para a primeira conta social é de 11 anos. No mundo, a porcentagem de crianças com rede social é de 60% – em nosso país o número sobre para 86%.
Millennials brasileiros desestressam com a televisão
De acordo com a pesquisa da Viacom, a televisão tem destaque quando os Millennials brasileiros procuram por uma atividade “desestressante”. Quando perguntados “Qual das seguintes coisas você faz quando está estressado?”, assistir televisão ficou em primeiro lugar (59%) entre os entrevistados na faixa etária entre 9 e 14 anos. Em segundo lugar, ouvir música atingiu 58% dos votos e jogar videogame 54%.
Já entre os jovens, na faixa entre 15 e 24 anos ouvir música é a atividade mais relaxante, com 79% dos votos e assistir televisão divide as atenções com jogar videogame, com 39%. Já na faixa dos 25 a 30 anos, a música também ocupa o primeiro lugar, com 62%, e a televisão fica em terceiro, com 48% dos votos. Em segundo lugar, a opção mais relaxante para esses Millennials é falar com os amigos, com 53% dos votos.
Ainda entre os jovens de 9 a 14 anos, 36% dos Millennials brasileiros afirmaram que “não imaginam suas vidas sem televisão”, 45% afirmaram ter sua própria televisão e 81% assistem normalmente TV na sala “sugerindo que a atividade pode ser uma diversão em família, uma vez que a pesquisa também indicou que passar tempo entre família e amigos é o principal driver de felicidade para esta geração de 9 a 30 anos”, avalia Adriana Pascale, gerente sênior de pesquisa da Viacom Brasil e responsável pela apresentação do estudo no país.
Nesta faixa de 9 a 14, 29% dos respondentes brasileiros disseram que assistem a TV do computador (desktop), 26% do aparelho celular. “Isso evidencia que eles já possuem o hábito de assistir televisão em outras plataformas”, diz Pascale.
Eles adoram compartilhar ideias e opiniões: 66% dos entrevistados afirmaram que assistem aos programas de TV para comentarem com os amigos simultaneamente (frequência: sempre/ algumas vezes) e 44% tuítam suas opiniões sobre os programas. Para 32%, comunicar-se enquanto assistem TV faz com que se sintam mais próximos de seus amigos e 33% não querem perder nenhum lance das conversas que estão acontecendo.
Times publica matéria sobre os Millennials
A revista americana publicou esta semana uma matéria sobre o que chama de “The Me Me Me Generation”. Segundo a publicação, essa geração se caracteriza por ser narcisista, preguiçosa, mimada e, até mesmo, um pouco iludida.
O Instituto Nacional da Saúde americana revelou que as pessoas dessa geração, com seus vinte e poucos anos, sofrem de um “Distúrbio de Personalidade Narcisista” três vezes maior que a geração daqueles com mais de sessenta anos.
Eles também destacam que, em 1992, 80% das pessoas com 23 anos desejavam ter um emprego grandioso e com um cargo de responsabilidade; dez anos depois, 60% deles realmente têm isso. Os dados enfatizam aquilo que a Viacom também publicou em seu estudo – os Millenials são muito esperançosos e (talvez iludidos?) e, para a revista, nem parece que essas crianças e jovens já ouviram falar da Grande Recessão.
O Instituto americano classificou a geração como otimista, pragmática e confiante (mesmo em uma época tão difícil). Para eles, estas não são qualidades ruins, mesmo que a geração passe tanto tempo em seus telefones (e nas mídias sociais).
Bebês
Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"
Bebês
Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas
Família
Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"
Gravidez
Suposta mãe do 3º filho de Neymar confirma gravidez nas redes sociais
Família
Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo
Bebês
180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha
Criança
Quarto super luxuoso de filha de Roberto Justus revolta seguidores: "Exagero"
Gravidez
Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais