Notícias

Nasceu, e agora? Respostas para mães de primeira viagem

foto stephanie

Publicado em 08/07/2015, às 14h22 - Atualizado às 14h42 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice


foto stephanie

Nascida na França, Stéphanie Sapin-Lignières, mãe de Annelys, Custodio Carlos, Frédéric e Valérie, chegou ao Brasil em 1964 e, depois de quase 4 décadas instruindo pais a criarem bebês felizes, se tornou referência na preparação de casais grávidos, incluindo famosos como Alinne Moraes, Thiago Fragoso e Murilo Rosa. A autora do livro “Nasceu, e agora?” falou com a gente sobre amamentação, sono, rotina, insegurança e vários outros temas que preocupam mães e pais de primeira viagem. Confira a entrevista:

1. Você já ajudou mais de 5 mil casais grávidos, mas cada família é única. Então, o que é comum a todos na hora de aconselhar os pais no cuidado com o filho no primeiro ano de vida?

O grande problema dos pais, principalmente de primeiro filho, é o medo. Medo de acontecer algo para o bebê, de não serem bons pais, de fazer algo errado. É importante ajudá-los a ter confiança neles mesmos dando informações e conhecimentos para que sintam segurança e confiem em usar seu bom senso.

2. Existe um segredo para criar um bebê feliz e saudável?

Existe sim: Olhar para o bebê, tentar entender o que ele diz! Bebê fala? Fala sim, com expressão corporal, com caras e bocas, com choros e barulhos. É preciso respeitar o bebê, saber que ele é um ser humano completo que tem as emoções de um adulto: raiva, medo, tristeza, mágoa, tédio… sem achar que tudo é manha, fome ou cólica!

3. Em tempos de excesso de informação, como os pais podem escolher as referências de cuidado com os filhos?

A chave é usar o bom senso, evitando os palpiteiros.

4. Como lidar com os palpites que vem de todos os lados? Além da informação de médicos e especialistas, todos os pais de primeira viagem acabam se deparando com opiniões de conhecidos sobre os mais diversos assuntos…

A grande praga pós-nascimento de um bebê são os palpiteiros: Família, amigos e, até, muitas vezes, enfermeiras das maternidades. Todo mundo acha que entende de bebê mais que os pais e os próprios pais se convencem disso, o que os leva a uma enorme insegurança e pode prejudicar a relação deles com o filho.

5. Uma das maiores preocupações de pais de recém-nascidos é o sono. É possível garantir que o bebê durma bem com um ritual de sono desde o nascimento?

Os 10 primeiros dias são dias de caos! Não tem regras, tudo que facilitar a vida dos pais é permitido. É a fase da livre demanda na qual o bebê mama quando quiser e dorme quando quiser. Chamo estes 10 dias da fase do “salve-se quem puder”. Depois da ida ao pediatra, se tudo estiver bem, começa a implantação da rotina.

6. É importante estabelecer uma rotina na hora de amamentar, por exemplo?

Esta rotina se for bem feita, deve proporcionar noites mais tranquilas, em que o bebê acorda somente uma vez para mamar, até os quatro meses de vida, e possa dormir a noite toda depois disso. As glândulas mamárias precisam de descanso entre as mamadas e o sistema digestivo do bebê também, por isso é importante ter mamadas em intervalos regulares.

7. Qual a importância disso para os pais e para os bebês?

Uma das maiores causas de baixa produção de leite é o cansaço ou estresse da mãe. Se ela fizer livre demanda, fica muito cansada e seu leite diminui. O bebê quer mamar o tempo todo o que vai cansar ela mais e diminuir mais ainda seu leite.

8. Na hora de ter o segundo filho, os casais passam por inseguranças diferentes da primeira gestação?

O grande medo dos pais de segundo filho é achar que amam tanto o primeiro que não sabem de onde vai tirar amor para dar para o segundo e ficar com pena deste coitado para o qual, já na gravidez, estão dando menos atenção que para o primeiro. Quando nasce o segundo, porém, descobrem o milagre do amor que se multiplica e percebem que não tiram de um para dar para o outro, mas aumentam sua capacidade de amar. O resto é organização do tempo.

9. Qual é o conselho mais importante para pais de primeira viagem?

Confiar que são capazes de criar bem seus filhos! E, para garantir, comprar meu livro! (Risos)

10. Para nós, família é tudo. E para você?

Famílias são maravilhosas: família de pai e mãe, de dois pais, de duas mães, de só uma mãe, de pais separados, de pais adotivos, enfim, todo tipo de família, contanto que tenha amor e respeito pela criança.

nasceu e agora_(1)

Livro: Nasceu, e agora? – Agir Editora – R$ 19,90


Palavras-chave
Entrevistas

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Taiza Krueder, do Clara Resort, fala sobre carreira e maternidade - (Foto: Arquivo Pessoal)

Família

Taiza Krueder, CEO do Clara Resort, fala sobre inspiração da família no trabalho: "Criei 3 filhos aqui dentro"

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”