Família

Onde deixar o filho na volta ao trabalho? Em casa ou na escolinha?

onde deixar o filho na volta ao trabalho

Publicado em 05/12/2014, às 15h11 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h31 por Redação Pais&Filhos


onde deixar o filho na volta ao trabalho

Depois de quase 6 meses de total dedicação ao bebê, chega aquela temida hora de voltar ao trabalho. E por mais que a gente se programe e faça mil planos para que esse processo seja tranquilo, no fim das contas ele nunca é. O coração fica apertado e a cabeça, cheia de preocupações — afinal, decidir onde ou com quem deixar o filho não é uma tarefa nada simples. Seja em casa com uma babá ou avó, seja num berçário, é preciso considerar vários aspectos. Veja alguns prós e contras de cada opção que podem te ajudar nessa escolha.

No conforto do lar

Deixar o bebê em casa aos cuidados de um adulto (babá, avó, etc.) é uma das opções mais escolhidas pelas famílias. Nesse caso, a confiança é requisito básico. “É preciso que a mãe conheça muito bem essa pessoa e converse bastante antes de tomar a decisão, para que ela venha realmente a somar”, diz a psicóloga Daniella de Faria, mãe de Maria Eduarda e Maria Luísa.

Quem não tem a ajuda de familiares precisa escolher a babá com calma e cautela. Além disso, os cuidados em casa não têm tanto profissionalismo ou uma rotina bem definida como no berçário. Mesmo assim, existe um lado muito positivo nessa opção, como explica o doutor Derblai Sebben, pediatra e pai de Carolina e Maria Luíza: “Como o ambiente já é bem conhecido pela criança, ela pode ficar mais tranquila e, claro, mais segura, já que não é exposta a possíveis viroses”. Sem falar que, quando temos uma avó para ficar com nosso filho, temos certeza de 100% de amor. E carinho de família é tudo de bom.

Fique tranquila

Seja qual for a sua escolha, procure (de verdade) não se sentir culpada por ficar longe do bebê. Essa é uma fase natural para todas as mães que trabalham, e o tempo vai ajeitando as coisas. “O caminho é descobrir outras maneiras de ter contato com a criança, desenvolver uma nova rotina e tentar participar sempre”, aconselha Daniella. Ligar para falar com seu filho durante o dia já faz um bem danado. Pese os prós e contras de cada situação e decida – sem neuras – o que é melhor para você e para o seu filho.

No berçário

Se você optar por colocar o bebê num berçário, tenha em mente que a escolha do local é fundamental. “É importante que os pais visitem vários lugares e os avaliem bem antes de decidirem”, aconselha Daniella. Do ponto de vista da saúde, o assunto divide opiniões. Alguns pediatras acreditam que a saída de casa e a convivência com outras crianças são benéficas. “Nos primeiros meses, é comum que o bebê pegue algumas doenças quando começa a frequentar o berçário. Mas hoje nós sabemos que esse é um bom treinamento para o sistema imunológico dele”, explica o pediatra Gabriel Striker, pai de Maria Afonsina e Floriana.

Por outro lado, há médicos que reforçam a importância de manter a criança em casa pelo maior tempo possível. “Quando ela sai de um ambiente protegido, passa a ficar suscetível a doenças que se tornam uma sobrecarga em seu sistema imune, e eu não vejo isso como algo positivo”, destaca o doutor Derblai. Entre prós e contras na saúde, o berçário traz o benefício de seu filho ser cuidado por profissionais bem preparados, o que garante tranquilidade aos pais


Palavras-chave
Carreira

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”