Bebês

Como é amamentar ao redor mundo

Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 25/08/2017, às 10h42 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice


Amamentar é um dos momentos mais esperados pela grávida.
(Foto: Shutterstock)

Uma pesquisa recém-publicada e realizada com mais de 12 mil mulheres em nove países (Alemanha, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França México, Reino Unido e Turquia), mostrou aquilo que a gente já sabia, mas com cores bem mais fortes: embora as culturas sejam diferentes, amamentar não é fácil nem aqui, nem na China. A mulher e a família precisam estar dispostas a encarar desafios em nome do bem maior: a saúde dos bebês.

Quem liderou a pesquisa foi foi o laboratório Lansinoh (se você já amamentou, deve conhecer a pomada que as maternidades usam para bico de peito rachado pela inexperiência da mãe e do recém-nascido) e a primeira conclusão do estudo é  que proporcionar benefício à saúde do bebê é a principal razão pela qual as mulheres decidem amamentar. O estudo diz textualmente que “93% das brasileiras (maior índice registrado) afirmaram isso nas respostas contra 72% das francesas (menor índice). Outra resposta dada pela maioria das mães, em todos os países pesquisados, incluindo 97% das brasileiras, é referente a acreditar que a amamentação é realmente a melhor forma de alimentar um bebê”.

E aí começa a parte mais difícil. Quando perguntadas sobre os desafios para conseguir amamentar, a dor foi a campeã nos nove países. “Aqui no Brasil, 32% das entrevistadas disseram que a dor foi o principal desafio. Acordar durante a noite para amamentar foi apontado por 13% das brasileiras como o segundo desafio do ranking seguido pelas dificuldades de aprender a dar de mamar nos primeiros dias, citado por 12% das brasileiras”.

Apesar da nossa campanha #CulpaNão, as brasileiras continuam liderando o ranking da culpa quando têm dificuldade para amamentar: 94.2% afirmam se sentir culpadas. Dentre os países pesquisados, o único país onde a maioria das mães (58%) não se sente assim se não amamentam é a Alemanha.

A seguir, um resuminho dos perrengues e das conquistas das mães do mundo quando o assunto é amamentação:

Amamentar em público
Amamentar em público, outro tabu que envolve o assunto, é encarado por 64% das brasileiras como um ato natural. Em nosso país, apenas 18% encaram o ato como inevitável, 17% acham constrangedor e somente 1% acredita que é errado. No entanto, 40% das mães já foram criticadas por amamentar em público. Essa naturalidade em amamentar em público é observada também no México, Estados Unidos e Reino Unido. China e França são os países que possuem as maiores porcentagens de mães que acham constrangedor amamentar em público.

Por quanto tempo?
Amamentar o bebê de 6 a 12 meses foi indicado por 7 (Brasil, Canadá, China, México, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos) dos 9 países pesquisados como o período ideal. Apenas as francesas e alemãs acreditam que o período de amamentação deve ser um pouco menor (3 a 6 meses).

Onde amamentar?
Outra particularidade que merece um registro é em relação ao local onde as mães encontram maior dificuldade para amamentar no Brasil. Segundo 31% das brasileiras, o trabalho é sem dúvida o lugar mais difícil para amamentar. Nos Estados Unidos, apenas 12% consideram o local de trabalho como o mais difícil.

Doar ou não doar?
Extrair seu próprio leite é uma prática realizada por 81% das pesquisadas aqui no Brasil. 79% das brasileiras já doaram ou consideram doar seu próprio leite.

mamar
(Fonte: Lansinoh)

Palavras-chave

Leia também

Ana Carolina Oliveira respondeu uma caixa de perguntas no Instagram - (Foto: reprodução)

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Carol falou nas redes sobre a decisão do filho - Reprodução/ Instagram @carol_nakamura

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada - Reprodução Instagram

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Anderson Leonardo morre e filha faz desabafo nas redes sociais - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Nomes bíblicos femininos - (Foto: Unsplash)

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha