Família

Refluxo: conheça as causas e como pode ser evitado

O refluxo costuma acontecer em bebês de até 4 meses. - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 13/11/2018, às 07h17 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h24 por Redação Pais&Filhos


O Dr. Claudio Len, pediatra formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, nos explicou como acontece o refluxo nos bebês e como diagnosticá-los.

Quando seu bebê se alimenta, a comida vai da boca para o estômago por meio de um tubo muscular chamado esôfago. O refluxo gastresofagiano é caracterizado é pela volta dos alimentos do estômago para a boca, através do esôfago.

O refluxo é mais comum em bebês, mas pode acontecer em qualquer fase da vida. Ocorre com frequência nos bebês porque a válvula que impede esse refluxo, chamada cárdia, costuma amadurecer a partir dos 6 meses. O refluxo pode ser considerado “oculto”, fisiológico ou patológico. O “oculto” acontece quando o alimento não volta para a boca ou nariz; o fisiológico, quando não tem sintomas e o patológico é associado a baixo ganho de peso, engasgos e/ou esofagite, causando forte dor em crianças.

É preciso ter atenção com o refluxo de bebês com até 4 meses que choram várias vezes ao dia e parecem estar com dor. Além da esofagite, o choro pode ter outras causas, portanto, os pais devem procurar o pediatra nesses casos. Análises e exames clínicos podem detectar o motivo da dor, não são necessários exames complexos e desconfortáveis para o bebê.

O tratamento do refluxo é bem simples: medicamentos antiácidos (obviamente, com acompanhamento médico), posição correta para amamentação, colchões antirrefluxo e inclinação do berço. Passando os primeiros 6 meses, o refluxo diminui.

(Foto: iStock)
Uma posição adequada para amamentação ajuda a evitar o refluxo. (Foto: iStock)

Confira algumas perguntas feitas para o Dr. Claudio:

Depois de testar várias fórmulas, comecei a dar uma opção feita de soja para o meu bebê de 5 meses e percebi uma grande melhora no refluxo. O tipo de leite pode influenciar? (Bruna Vieira, mãe de Raul.)
Em alguns casos pode estar associado à alergia à proteína do leite de vaca. Nessas situações a troca para uma fórmula hipoalergênica ajuda no controle dos sintomas, especialmente nos primeiros meses de vida. Atualmente dispomos de várias opções no mercado, inclusive à base de soja. No entanto, no seu caso, é difícil saber se a mudança foi a real responsável pela melhora clínica, uma vez que o refluxo costuma melhorar espontaneamente a partir do 6º mês de vida.

Pode ser sinal de que a criança é alérgica ou intolerante a algum tipo de alimento? (Leda Alves, mãe de Ludmila e Joaquim.)
Na maioria das vezes o refluxo é fisiológico e melhora ao longo dos primeiros 6 meses. Em alguns casos pode ser mais prolongado e ir até os 12 meses ou até mesmo mais. Aliás, muitos adultos têm refluxo. Uma pequena parte dos casos pode ser sinal de alergia (e não intolerância) a algum alimento, especialmente o leite de vaca. Nestes casos o refluxo costuma ser bem intenso e acompanhado de dor várias vezes ao dia, de intensidade variável, e por outras manifestações, como, por exemplo, fezes com sangue ou muco e dermatite atópica, entre outras.

Devo evitar algum alimento para que o bebê não tenha refluxos durante a amamentação? Como colocá-lo para dormir de maneira que não corra o risco de sufocamento? (Naide Tavares, mãe de Davi e Cecília.)
Não há relação entre a alimentação da mãe e a presença de refluxo. Vejo mulheres com dietas bem restritas e sem base científica. É muito importante que elas se alimentem bem no período da amamentação, garantindo uma produção regular de leite. Quanto à posição para dormir, recomenda-se que os bebês durmam com a barriga para cima. Além disso, os pais devem evitar colocar protetores de berço para que o risco de sufocamento seja minimizado.

Leia também:

Saiba quais são os cuidados necessários com o ouvido do bebê.

Alimentação na gestação: saiba o que não pode ficar fora do seu prato.

Colocar os filhos pra dormir cedo melhora diretamente sua saúde; entenda.


Leia também

Imagem Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Monatagem Endrick e Lara - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Kimberlly e Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Rafa Kalimann - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Rafa Kalimann conta que perdeu bebê após abort0 espontâneo: "Essa dor não é normal"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Marcus Buiaz ignora Wanessa de homenagem de Dia das Mães e gera críticas: "Rancoroso"