Olhares para o céu porque um cometa famoso conhecido como C/2022 E3 (ZTF) irá passar pelo Brasil e poderá ser visto a olho nu. Ele cruzou a órbita da Terra na última vez há 50 mil anos, isto é, quando os neandertais habitavam a Terra.
Após esse longo período de tempo, a agência espacial americana (NASA), deu em nota que o astro da cor verde irá aparecer no final de janeiro. O cometa está no sistema solar e esteve mais próximo ao sol na quinta-feira, 12 de janeiro. Já, no Brasil, o astro será visto a olho nu no dia de hoje, 1º de fevereiro.
O astro é rochoso e tem o tamanho de aproximadamente um quilômetro. Ele foi descoberto em março do ano passado, no momento em que estava passando pela órbita de Júpiter pelo programa “Zwicky Transient Facility (ZTF), operado pelo telescópico Samuel-Oschin, na Califórnia.

A trajetória do cometa está sendo observado há meses para que os estudiosos entendam o movimento que ele está fazendo. Dependendo do ponto do globo terrestre, ele será visto no final de janeiro ou no início de fevereiro.
Segundo o Estadão, o professor de física do Instituto de Tecnologia da Califórnia, Thomas Prince, disse que o cometa vai brilhar mais, conforme se aproxima da terra, no entanto, a passagem deve ser menos aparente do que os cometas que marcaram história, Hale-Bopp, em 1997, e Neowise, em 2020.
“Iremos observar por todos os lados. Não é o cometa do século, mas estamos felizes em poder assistir cometas como este a cada um ou dois anos, pois os consideramos vestígios da formação do sistema solar”, completou o astrofísico Nicolas Biver, do observatório de Paris-PSL.
Como ver o cometa?
O astro poderá ser visto pela noite a olho nu, desde que não tenha muita poluição e que o céu esteja claro. No entanto, o melhor período de observação no Brasil vai ser hoje.