O bebê de 4 meses que foi o primeiro paciente com suspeita de hepatite ‘misteriosa’ no Rio Grande do Norte, morreu no dia 17 de maio. A informação do óbito foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Mossoró, na cidade em que o bebê estava internado.
O primeiro caso de suspeita da hepatite ‘misteriosa’ no estado foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública na segunda-feira (23). Mesmo questionando sobre o estado de saúde da criança, a Secretaria não se pronunciou.
A criança era da Serra do Mel e foi internada em Mossoró, no dia 8 de maio. Segundo Morgana Dantas, secretaria da Saúde Mossoró, a região está esperando os resultados do exame para ter certeza sobre a causa da morte. “Aguardamos ainda resultados de exames para fechar o diagnóstico. Mas é muito cedo falar em uma hepatite misteriosa ou hepatite de etiologia desconhecida” disse.
Morgana ainda disse que o bebê tinha sintomas de desconforto respiratório, dispnéia, febre, tosse, pneumonia. A criança também tinha síndrome de Down, lesão renal e cardiopatia congênita, “Foi feito de tudo para conseguir manter este bebê vivo, porém sem sucesso”, pontuou a secretaria.

Casos de hepatite ‘misteriosa’ no Brasil
O Ministério da Saúde informou na última segunda-feira, 23 de maio, foram notificados ao todo, 76 casos suspeitos, sendo 12 descartados e 64 em investigação.
- São Paulo – 24
- Minas Gerais – 8
- Rio Grande do Sul – 5
- Pernambuco – 5
- Rio de Janeiro – 4
- Mato Grosso do Sul – 3
- Santa Catarina – 3
- Paraná – 2
- Espírito Santo – 2
- Goiás – 2
- Ceará – 2
- Rio Grande do Norte – 1
- Maranhão – 1
- Rondônia – 1
- Paraíba – 1