• Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Família

Virginia diz que estava “magra demais” para engravidar: como o peso afeta a fertilidade

Por Marina Teodoro
18/01/2024
Em Família
Antes de descobrir terceira gestação, Virginia achava que estava magra demais para engravidar

Antes de descobrir terceira gestação, Virginia achava que estava magra demais para engravidar Reprodução/Instagram/Freepik

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

Apesar de nunca ter escondido sua vontade de ter outro filho, a influenciadora Virginia Fonseca surpreendeu os seguidores ao anunciar a terceira gravidez nesta quarta-feira, 17 de janeiro. Ela já é mãe de Maria Alice, 2 anos, e Maria Flor, 1 ano, fruto do relacionamento com o cantor Zé Felipe. Ao contar sobre o processo que passou para conseguir engravidar novamente, ela afirmou que chegou a “deixar para lá” a ideia, porque estava muito magra e achava que isso poderia atrapalhar.

“Desses tempos atrás eu emagreci e pensei: ‘Agora menos ainda é a chance de engravidar‘. Porque falam, isso tudo coisa da minha cabeça, mas falam que quando a gente está muito magra não engravida, né?”, contou Virginia em um vídeo no seu canal do YouTube.

Virginia está grávida do terceiro filho com Zé Felipe – Reprodução/Instagram

 

Mas afinal, mulheres mais magras têm mesmo menos chances de engravidar? Para explicar, conversamos com o Dr. Igor Padovesi, ginecologista e obstetra, pai de Beatriz, Guilherme e Cecília. “Mulheres muito magras, com um percentual de gordura muito baixo, podem ter comprometido a função hormonal do ciclo menstrual, porque os hormônios que participam do ciclo menstrual são hormônios esteroides que dependem de gordura para serem formados”, inicia, pontuando que a mulher com índice de percentual de gordura corporal muito baixo frequentemente tem problemas menstruais, pela falta de gordura para produzir os hormônios. 

LeiaMais

Descubra por que a nova geração de pais se apaixonou pelos clássicos elegantes está resgatando nomes de meninas atemporais para suas filhas. Foto: freepik

O que torna especiais os nomes de meninas dos anos 60 que voltaram à moda em 2025

24 de novembro de 2025
Saiba quando parar de usar a caneta de Ozempic se você deseja ter um filho, garantindo a saúde da criança. Foto: Freepik

Ozempic e gravidez: entenda se o medicamento pode ser usado na gestação

24 de novembro de 2025
7 fatos sobre o ciclo menstrual que influenciam a concepção.

7 fatos sobre o ciclo menstrual que influenciam a concepção

21 de novembro de 2025
É possível engravidar usando DIU Conheça riscos e sinais que você não pode ignorar.

É possível engravidar usando DIU? Conheça riscos e sinais que você não pode ignorar

21 de novembro de 2025

O ginecologista e obstetra explica que o que pode ser feito para melhorar as chances de engravidar é realmente ganhar um pouco de peso ou fazer tratamentos para estimular ovulação a partir do uso de hormônios artificiais. Mas ele faz um alerta: “Isso geralmente acontece em mulheres muito magras, no nível de desnutrição, ou em atletas, que às vezes têm servimento menstrual, não pelo baixo índice de gordura, mas por atividade física excessiva, intensa, que impacta também no ciclo menstrual”.

Existe peso ideal para engravidar?

A resposta é não. Porém, o percentual de gordura no corpo pode influenciar a fertilidade da mulher e diminuir as chances de engravidar. O ginecologista Paulo Gallo, pai de Breno e Paulo Júnior, especialista em reprodução humana, alerta que seja com peso demais ou peso de menos, em ambas a situações a mãe em potencial precisa ficar atenta a complicações que podem surgir também depois da concepção.

Um jeito de saber se o seu peso pode ser um problema na falta de fertilidade, é calcular o seu índice de massa corporal, o IMC. Se ele estiver fora da faixa adequada, de acordo com suas medidas, o primeiro passo é procurar seu médico e, antes de iniciar qualquer dieta, seja para engordar ou emagrecer, também é indicado fazer um acompanhamento com um endocrinologista.

Peso demais

“A mulher que tem excesso de peso tem chance maior de não ovular, mas isso não quer dizer que toda mulher obesa não vai ovular, acontece que ela tem chance maior de ter uma disfunção”, explica o dr. Gallo.

Mulher grávida
Não existe peso ideal para engravidar, mas o percentual de gordura no corpo pode influenciar a fertilidade (Foto: Freepik)

 

Se você quer engravidar e está com sobrepeso, o ideal é procurar orientação para perder peso antes e não correr o risco de ter diabetes gestacional, pré-eclampsia (pressão arterial da gestante), além de outras complicações não tão graves, como as estrias.

Peso de menos

Da mesma forma que ocorre com a obesidade, o fato da mulher estar abaixo do peso não quer dizer que ela não vai ovular. O problema é que mulheres que tem baixo percentual de gordura no corpo têm chances maiores de ter uma disfunção do hipotálamo, que controla a ovulação, o que pode levar à amenorréia, que é a ausência de menstruação.

Mulher segurando teste de gravidez
Antes de fazer qualquer dieta, para engordar ou emagrecer, busque ajuda de seu ginecologista – Reprodução/Freepik

 

Além disso, a mulher muito magra corre maior risco de aborto. “Ela não vai ter reservas de energia no corpo, então ela precisa se alimentar bem durante a gravidez”, alerta o ginecologista.

Se a mulher está muito abaixo do peso, é preciso avaliar se o problema não é patológico, como a anorexia. Neste caso, é preciso o acompanhamento de um psicólogo.

Tags: Gravidezmagra demais para engravidarpeso ideal para engravidar
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Simone Mendes revela que mãe não apoiou casamento

Simone Mendes conta que se casou um mês após 1º beijo e mãe foi contra: "Louca"

Descubra a receita simples e super saudável que vai conquistar a família toda com o sabor irresistível da abobrinha. Foto: Freepik
Família

Chips de abobrinha na AirFryer: receita prática, super crocante e com benefícios para a saúde

Por Luíse Homobono
24 de novembro de 2025
0

A busca por lanches mais nutritivos e menos calóricos é uma constante na rotina de muitos pais. Nesse sentido, o...

Leia maisDetails
Por trás do brilho e do ritmo, a animação da Netflix esconde referências profundas à cultura coreana na animação guerreiras do k-pop. Foto: Netflix/ Divulgação

Guerreiras do K-pop e seus segredos: a inspiração por trás das armas poderosas da HUNTR/X

24 de novembro de 2025
Descubra os principais sintomas de diabetes e como os pais podem agir rapidamente para garantir a saúde da criança. Foto: freepik

Os principais sintomas de diabetes em crianças; saiba como identificar

24 de novembro de 2025
A história de luta e paixão das guerreiras do kpop chega à corrida do oscar, prometendo emocionar pais e filhos. Foto: freepik

A revolução das Guerreiras do K-Pop: o que faz o filme ser elegível ao Oscar 2026?

24 de novembro de 2025
A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é a mais comum na infância, entenda como descobrir se seu filho possui essa alergia alimentar. Foto: freepik

Descubra se seu filho possui a principal alergia alimentar da infância

24 de novembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.