• 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Bebês

Apoie a amamentação: dicas para tornar esse momento o melhor possível para mãe e bebê

Por Redação Pais&Filhos
05/08/2020
Em Bebês

Share on FacebookShare on TwitterEnviar
(Foto: Ministério da Saúde)

Amamentar é muito mais que alimentar uma criança. A amamentação é um dos momentos mais importantes na vida da mãe e do bebê. É quando se fortalecem os primeiros vínculos e a criança começa a se preparar para a vida inteira que tem pela frente.

Segundo o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos, o leite materno é o primeiro contato das crianças pequenas com uma comida de verdade e oferece tudo o que o bebê precisa: nutrientes, vitaminas e  anticorpos. Os dois primeiros anos de vida são os mais decisivos para o crescimento e desenvolvimento da criança, com repercussões ao longo de toda a vida. A amamentação nesse período pode prevenir o aparecimento de várias doenças ao longo da vida.

Além disso, o período da amamentação é especial, cercado de vínculo, afeto e cuidado. O bebê recebe vários estímulos que o ajudam a se desenvolver, como a troca de calor, cheiros, sons, olho no olho e toques, num contato íntimo com a mãe. Não é à toa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento até os dois anos ou mais e de forma exclusiva nos primeiros seis meses de vida. A amamentação ainda é um dos jeitos mais baratos e eficazes de proteger o bebê, a mãe e o nosso planeta – podendo reduzir até os índices de mortalidade infantil.

Apesar de ser uma fase muito esperada, a amamentação nem sempre é fácil. Junto com ela, vêm muitos desafios, dúvidas e inseguranças. Amamentar é um direito da mãe e ser amamentada é um direito da criança. Mas esse ato não depende apenas da vontade e da decisão da mulher. Muitas vezes, apesar de querer, a mãe não consegue amamentar como gostaria.

LeiaMais

Pão de queijo fácil: passo a passo

16 de outubro de 2025
Bomba de doce de leite com chocolate.

Bomba de doce de leite com chocolate

16 de outubro de 2025
Macarrão à carbonara em um prato branco com talheres.

Macarrão à carbonara: receita rápida com passo a passo

15 de outubro de 2025
Sopa de ervilha em uma tigela marrom.

Receita fácil de sopa de ervilha: veja o passo a passo

15 de outubro de 2025
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento até os dois anos ou mais e de forma exclusiva nos primeiros seis meses de vida (Foto: Getty Images)

O importante é não desistir logo no primeiro obstáculo e sempre procurar ajuda de um profissional da saúde quando for preciso. A participação de todos durante a amamentação é fundamental: do pai da criança, da mãe, avós, familiares, amigos, empregadores, colegas de trabalho e profissionais de saúde. Funciona como uma verdadeira rede de apoio. Por isso, apoie a amamentação. Proteger o futuro é papel de todos.

A seguir, tiramos algumas das principais dúvidas sobre o assunto, para que você possa passar por essa fase da maneira mais segura e tranquila possível:

Quais os benefícios da amamentação?

A amamentação é muito benéfica tanto para a mãe quanto para o bebê. Além de fortalecer o vínculo entre os dois, ela traz uma série de vantagens a curto e a longo prazo. Para os bebês, o leite materno protege de infecções, diarreia, otite (infecção de ouvido) e de desenvolver diabetes tipo 2 e obesidade no futuro. Também ajuda no crescimento e desenvolvimento mais saudável e tem impacto na inteligência. Para a mulher, a amamentação é uma boa aliada na recuperação do útero depois do parto, na proteção de doenças como diabetes tipo 2, hipertensão e até na diminuição das chances de desenvolver câncer de mama e de ovário.

A amamentação deve ser mantida em meio à pandemia do novo coronavírus?

Sim, a recomendação do Ministério da Saúde é de que as mães sigam com a amamentação normalmente. Inclusive as mulheres que foram infectadas pela COVID-19 podem continuar amamentando – desde que elas queiram e tenham condições clínicas para fazer isso, é claro. Nesse caso, é importante que usem máscara, evitem aglomerações e lavem bem as mãos antes e depois das mamadas. Ainda não existem estudos científicos que comprovem que o novo coronavírus possa ser transmitido da mãe para o filho por meio do leite materno. Por isso, é bom lembrar sempre: os benefícios da amamentação são muito maiores do que os riscos de contaminação.

Como a amamentação está relacionada com o desenvolvimento do bebê?

A amamentação traz vários benefícios para a saúde do bebê e é uma grande aliada no seu desenvolvimento. Para mamar, por exemplo, a criança precisa ter força nos músculos da boca e coordenação para engolir e respirar. Isso ajuda no desenvolvimento da fala e da deglutição. Alguns estudos apontam também que a amamentação contribui para um melhor desenvolvimento cognitivo e ajuda a aumentar os níveis de inteligência. Além disso, o leite materno traz vários benefícios para o desenvolvimento da imunidade, já que possui anticorpos e é nutricionalmente equilibrado para que a criança cresça e se desenvolva com mais saúde.

A amamentação traz vários benefícios para a saúde do bebê e é uma grande aliada no seu desenvolvimento (Foto: Getty Images)

Qual é a pega correta?

Pega é o nome dado ao encaixe da criança ao peito da mãe para mamar. Para uma pega correta, a orientação do Ministério da Saúde é colocar o bebê bem de frente para a aréola (parte escura do seio) e ajudá-lo a pegar a mama quando estiver com a boca bem aberta. Dessa forma, o queixo da criança encosta na mama, o nariz fica livre, os lábios ficam virados para fora e aparece mais aréola na parte de cima da boca do que na parte de baixo.

Quais as melhores dicas para evitar a dor?

Amamentação não deve ser um processo doloroso. Se você sente algum incômodo na hora de amamentar, é bom ficar de olho e, se persistir, procurar um profissional de saúde. Algumas mudanças simples no jeito como você e o bebê se posicionam já costumam ajudar. Estes são alguns pontos aos quais você deve se atentar:

  • O rosto do bebê deve ficar de frente para mama;
  • A barriga e o tronco do bebê devem estar alinhados e ficar voltados para a mãe;
  • O bebê deve estar bem apoiado;
  • O bebê deve estar com a boca bem aberta, pegando todo o mamilo e a parte inferior da
    aréola (parte escura do seio);
  • O queixo do bebê toca a mama da mãe e o lábio inferior fica virado para fora;
  • A bochecha do bebê enche quando ele suga o leite;
  • O nariz do bebê não encosta no seio da mãe e ele consegue respirar livremente.

Por que a amamentação é sustentável e faz bem ao planeta?

Segundo o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos, amamentar é bem mais barato do que alimentar a criança com outros leites, pois o leite materno é produzido pela própria mulher para ser oferecido ao seu filho. Não exige preparo, economizando dessa forma tempo, água e gás. Além disso, não amamentar pode gerar gastos extras com cuidados em saúde, já que a criança não amamentada adoece mais. A amamentação também contribui efetivamente para a sustentabilidade ambiental e segurança alimentar e nutricional. O leite materno é um alimento natural, não industrializado, produzido e fornecido sem poluição e sem prejuízos aos recursos naturais. Dispensa a produção leiteira animal, reduzindo o seu impacto na natureza, evitando resíduos que contribuem para a emissão de gás metano, com resultado direto no efeito estufa.

O leite materno é um alimento natural, não industrializado, produzido e fornecido sem poluição e sem prejuízos aos recursos naturais (Foto: Getty Images)

Até quando devo amamentar o meu bebê?

A recomendação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde é de amamentar até os dois anos ou mais, sendo o leite materno o único alimento do bebê nos seis primeiros meses de vida. Quando a criança completa seis meses, é iniciada a alimentação complementar saudável, quando, aos pouquinhos, são apresentados novos sabores e texturas. Os benefícios do leite materno não acabam só porque o bebê já come coisas diferentes. Além dos nutrientes, a amamentação ajuda no crescimento e desenvolvimento mais saudável da criança, fortalece a imunidade e o vínculo com a mãe. Informe-se sobre a introdução da alimentação complementar saudável a partir dos 6 meses. Acesse o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos para saber mais.

Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS); Ministério da Saúde (MS); Guia Alimentar para
Crianças Brasileiras Menores de 2 anos.

Tags: AmamentaçãoamamentarBebêFamílialeite maternoSaúde
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Ela é mãe de Valentin e Davi Lucca

Carol Dantas mostra primeiros dentes de Valentin em foto que vai animar o seu dia

Família

Pão de queijo fácil: passo a passo

Por Beatriz Men
16 de outubro de 2025
0

Se há algo que contagia pela casa com um aroma inconfundível e aconchegante, é o pão de queijo assando no...

Leia maisDetails
Bomba de doce de leite com chocolate.

Bomba de doce de leite com chocolate

16 de outubro de 2025
Barriga de mulher grávida

Estrias na gravidez: 4 sinais de que você pode desenvolvê-las

15 de outubro de 2025
Virginia Fonseca samba na Grande Rio com mãe de Vini Jr. e reacende rumores de romance: “Estamos conversando”

Virginia Fonseca samba na Grande Rio com mãe de Vini Jr. e reacende rumores de romance: “Estamos conversando”

15 de outubro de 2025
Mulher com um teste de gravidez na mão

3 motivos que podem levar a um falso positivo no teste de gravidez

15 de outubro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.