Victoria da Conceição, com apenas 19 anos, inaugurou uma iniciativa emocionante em homenagem a avó. Em uma rede de doações nos Estados Unidos, a universitária está se responsabilizando por distribuir “Kits Alzheimer” personalizados para pessoas diagnosticadas com a doença. Neles, os entes queridos do paciente enviam uma série de fotos da pessoa, acompanhadas de óleos essenciais e livros de colorir especiais sobre a vida de cada um que recebe a caixinha. Não é incrível?
Estudante da Universidade de Northwestern, em Chicago, Victoria conta que perceber a avó que a criou sendo afetada pelo Alzheimer serviu como pontapé inicial para as suas pesquisas – e, então, construção do projeto. “Eu tinha uma escolha”, declarou, em entrevista ao portal ABC7 de Chicago. “Ou eu me levantava e fazia algo com relação ao que me incomodava, ou ficava parada e triste”.
A menina ainda conta que a avó basicamente a criou – e que o diagnóstico a afetou diretamente. “Éramos muito próximas, sim. Ela [a avó] praticamente me ajudou a criar. Ela viveu muito perto de mim durante toda a minha vida”, declarou.

Por isso, detalha que o kit foi muito bem pensado para o tratamento de sintomas específicos da doença. “A caixa do cérebro é um pacote de cuidados para pacientes com Alzheimer. É baseado em fotos de suas vidas. As pessoas me enviam fotos de seus entes queridos de vários pontos de suas vidas e eu as transformo em livros de colorir”, contou a jovem.
Sobre a escolha dos objetos que integram a “Caixa do Cérebro” – conforme batizou sua criadora – a Diretora de Desenvolvimento Comunitário do Yolo Hospice, Louise Joyce, elogiou a iniciativa, que entrará na rotina dos pacientes da sua instituição. “Ser tão específico e fornecer fotos específicas a pessoas com Alzheimer onde elas preenchem o desenho de suas próprias memórias e personalizam para cada pessoa, isso foi muito emocionante para nós e estamos sempre procurando maneiras de apoiar nossos pacientes”, finalizou.