Enquanto diversos países estão flexibilizando mais e mais os protocolos de prevenção da Covid-19, a China está adotando uma nova quarentena em Xangai para proteger os cidadãos da doença. Mais de 25 milhõe sde habitantes estão presos dentro de casa.
Para sair de casa, as pessoas precisam de uma licença especial e as testagens ocorrem o todo tempo. Quem está positivo é levado para centros de quarentena. Até pouco tempo, até mesmo crianças pequenas ou recém-nascidas eram separadas dos pais.

Um vídeo mostra uma mãe desesperada por que afastaram ela do filho de apenas 4 meses, por causa do resultado positivo. Nas imagens a mulher aparece chorando e dizendo que o bebê é muito novo para ficar sozinho, e diz que eles estão se recuperando da Covid, e que não precisa de tudo isso.
Segundo a matéria do Fantástico que entrevistou uma brasileira que mora lá, a vigilância também é intensa e as ordens chegam por drones, por megafone ou por um cachorro robô. Raissa contou como uma chinesa foi censurada ao ser filmada reclamando do governo.
“No condomínio de uma conhecida minha, a chinesa estava gritando alguma coisa, extravasando, e chegou um drone da polícia com alto-falante, falando pra ela se calar, para entrar dentro de casa. Se não, ia entrar uma multa. A pessoa acata e obedece”, relatou.