Corrente do bem! Um grupo de garis em Ancara, capital da Turquia, se reuniram em um árduo e lindo trabalho: reunir livros descartados para a construção de uma grande biblioteca! A ação vêm dando muito certo, e já conquistou até o aval da prefeitura para se alocar em um espaço que comporta até mesmo salão de jogos e café!

A iniciativa partiu do pequeno Serhat, de 32 anos, que sempre sonhou em ter o próprio acervo de livros. Com muita atenção, o turco se preocupou em recolher os exemplares em melhor estado para a própria coleção – e, com uma ajuda que se configurava cada dia maior, 7 meses de trabalho conseguiram reunir obras o suficiente para a construção de uma pequena biblioteca interna para os garis.
Contudo, os meses de coleta e procura passaram a dar resultado – e os responsáveis pela iniciativa decidiram ampliar o incentivo a leitura. Graças a um aval concedido pela prefeitura de Ancara, os garis puderam mudar o acervo para um espaço maior – e contar com mais apoio da comunidade local.
Corrente do bem
Foi concedido ao grupo uma fábrica de cerâmica local abandonada para a construção de um espaço mais amplo, que também pudesse receber outras pessoas além dos próprios garis. A obra foi um sucesso, e moradores da região da olaria passaram a, também, doar mais e mais material para a biblioteca!

Agora, o espaço é um fenômeno entre os sortudos moradores de Ancara e, graças ao esforço coletivo, já conta com mais de 5000 exemplares! Dentro de seu variado catálogo, a biblioteca possui desde livros infantis até importantes exemplares da pesquisa científica – e até mesmo livros em inglês e francês.
Para os frequentadores de plantão, o espaço também possui salão de jogos, salas de estudo, espaço para crianças e até mesmo um café! Não é incrível? Além disso, a biblioteca possui um funcionamento padrão, e disponibiliza programas como empréstimo de livros para estudantes, não organizações de lucro e instalações correcionais.








