Lisa, Callaghan, uma mãe de 38 anos, começou a notar comportamentos diferentes no filho desde bebê. Varden, de 6 anos, regrediu em certos pontos de seu desenvolvimento durante os anos. Ainda bebê ele não desenvolvia firmeza nos pés. E esses pequenos atrasos no desenvolvimento foram se tornando mais perceptíveis com o passar dos anos.
Aos 2 anos, o menino passou pelo desfralde, mas depois voltou a fazer xixi na cama. Mas foi um detalhe que fez a mãe realmente notar que algo não estava certo. “VIajamos de férias para a Irlanda na Páscoa de 2022 e percebemos que Varden começou a perder o equilíbrio quando piscava”, disse Lisa em entrevista ao Wales Online. “Ele fazia alguma coisa e parava, como se estivesse se esforçando para se estabilizar. Ele também começou a fazer xixi na cama de novo, embora estivesse desfraldado desde os 2 anos”, conta.

Canal da Pais&Filhos no WhatsApp
Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?
Foi então que a mãe marcou uma consulta. “Em menos de 48 horas, eu estava me preparando para levar meu filho na escola, quando recebi uma ligação, dizendo que tinham encontrado uma massa grande no cérebro de Varden”, relatou. Nessa época, ele tinha apenas 4 anos.
Em abril de 2022 ele foi diagnosticado com astrocitoma pilocítico, que é um tipo de tumor cerebral. “Agora, Varden tem 6 anos e, embora seu tumor tenha crescimento lento, os médicos disseram que ele pode voltar. Sabemos que temos muita sorte já que muitas crianças não têm esse mesmo resultado incrível de Varden”, celebrou.

Lisa finaliza frisando a importância do diagnóstico precoce. “Se meu filho tivesse recebido o diagnóstico antes, poderíamos ter descoberto o tumor enquanto ele ainda era menor e mais fácil de manejar”, diz ela.