Bruno Hiarley Ribeiro Barbosa, de 13 anos, deixou o Hospital Icaraí, no Rio de Janeiro, na última quinta-feira, 16 de julho. O menino estava internado há 33 dias por conta do covid-19 e só ontem recebeu alta. A liberação foi comemorada por Bruno e pela equipe médica do hospital.

Quando foi hospitalizado, o menino estava tendo convulsões e algumas manifestações neurológicas. “Bruno é um rapaz muito guerreiro. Casos como este têm sido frequentes em crianças que contraem a Covid-19, o que, inclusive, vem sendo motivo de diversos artigos médicos”, contou o infectologista responsável pelo caso, Gabriel Farias, para a CBN.
Bruno deixou a unidade sorridente e carregando uma folha que dizia: “Eu venci o covid”. Ao som do MC Kevin o Chris, o garoto foi aplaudido por familiares, médicos e enfermeiros. A recuperação do jovem foi considerada um sucesso pelos infectologistas, e ele não terá nenhuma sequela da internação.

1º caso de COVID-19 no Brasil
Na quarta-feira, 15 de julho, dados do governo liberados pelo Ministério da Saúde mostravam que um bebê de apenas 9 meses havia sido o primeiro infectado pelo covid-19 no Brasil. O exame realizado no Hospital das Clínicas de São Paulo testou positivo e confirmou a presença do vírus na criança. O caso teria ocorrido em 20 de fevereiro de 2020. A descoberta foi feita pelo médico Ricardo Parolin, que compartilhou a informação em sua conta no Twitter.
Em nota à Pais&Filhos, o Ministério da Saúde afirma que ainda está apurando o caso. O comunicado diz que os dados registrados no sistema são passíveis de erro de digitação e precisam ser revisados.
“Em relação ao caso noticiado pela imprensa, como suposto primeiro caso de Covid-19 no Brasil, o Ministério da Saúde informa que está investigando o caso de forma criteriosa, com análise da ficha de atendimento, além do registro no sistema. Essa análise pregressa é importante porque os dados registrados no sistema são passíveis de erros de digitação e precisam ser analisados com cautela”, diz.