A pressão alta é um problema que atinge 27,9% dos brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde. Saber quais os sintomas e quais os hábitos que ajudam a reduzir estes sinais faz com que as pessoas que sofrem com esta condição levem uma vida melhor.
Para conseguir controlar a pressão arterial, é preciso prestar atenção e cuidar da alimentação e das bebidas que consumimos. Entre as muitas opções que podemos escolher, o chá se destaca como uma das melhores escolhas. Alguns estudos apontaram que existe um chá específico considerado o mais eficaz no tratamento da hipertensão.
Mas o que é a pressão alta?
Bom, antes de falarmos sobre a bebida ‘mágica’, precisamos entender o que é a pressão arterial alta, ou hipertensão. Ela acontece quando a força do sangue contra as paredes das artérias é maior do que o esperado. Geralmente, para ser identificada, esta condição é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e é representada por dois números, como 120/80.
O primeiro número registrado é a pressão sistólica, que aponta qual é a pressão quando o coração está batendo. Já o segundo, é a pressão diastólica, que é aquela que indica a pressão quando o coração está em repouso.
A hipertensão se trata de uma condição que faz com que o coração se esforce mais do que o normal para bombear o sangue pelo corpo.
![Medidor de pressão](https://paisefilhos.com.br/wp-content/uploads/2024/11/httpswww.paisefilhos.com_.brmediauploads202408pressao-alta-1.jpg)
Segundo o Ministério da Saúde, a pressão alta é um dos principais fatores de risco que resultam em acidentes vasculares cerebrais, infartos, aneurismas arterial e insuficiência renal e cardíaca.
E os sintomas? Quais são?
Na maioria das vezes, os sintomas de hipertensão são sutis e até mesmo inexistentes, tornando-a ainda mais perigosa.
Muitas das pessoas que sofrem com a pressão alta nem sempre apresentam sinais perceptíveis, principalmente nos estágios iniciais. Contudo, quanto mais a pressão arterial aumenta, mais provável que alguns sintomas possam aparecer.
![pressão alta](https://paisefilhos.com.br/wp-content/uploads/2024/11/httpswww.paisefilhos.com_.brmediauploads202408pressao-alta-2-2.jpg)
As dores de cabeça com frequência e de forma intensa, especialmente na parte da manhã, podem indicar a hipertensão. Tonturas e vertigens são outros sintomas comuns que podem surgir de forma repentina.
A condição também pode causar dificuldade em respirar, principalmente depois de realizar atividades físicas leves, apontando que o coração está trabalhando mais do que o esperado para conseguir bombear o sangue. Além disso, palpitações ou batimentos cardíacos irregulares podem indicar indícios de hipertensão.
Então, qual é o melhor chá para auxiliar na redução da pressão?
Grande parte dos chás são ricos em compostos vegetais e antioxidantes que fazem bem para muitos aspectos da saúde, inclusive o coração.
Dentre os diversos tipos existentes, o chá verde é aquele que mais se destaca por possuir um grande número de evidências clínicas que demonstram qual a eficácia na redução da pressão arterial, fazendo com que este seja a melhor opção para diminuir a hipertensão.
Uma meta-análise que buscou saber quais os efeitos do chá verde no tratamento da pressão alta descobriu que o consumo frequente da bebida pode reduzir consideravelmente os níveis da pressão arterial.
![chá verde](https://paisefilhos.com.br/wp-content/uploads/2024/11/httpswww.paisefilhos.com_.brmediauploads202408cha-verde.jpg)
Os envolvidos na pesquisa apresentaram diminuição de 3 mmHg na pressão sistólica e 1 mmHg na pressão diastólica. Uma outra meta-análise, com 13 ensaios, resultou em reduções parecidas de 2 mmHg nas duas medições.
O chá verde possui catequinas, que são antioxidantes que auxiliam na função dos vasos sanguíneos e no bem-estar do coração. Também ajudam a precaver o estreitamento das artérias, amplia a produção de óxido nítrico (responsável por dilatar os vasos sanguíneos) e diminuem o estresse oxidativo e a inflamação.
E ainda, no chá, é possível encontrar a cafeína de forma moderada, que resulta no aumento do fluxo sanguíneo a curto prazo, ajudando a ter uma saúde cardiovascular geral melhor.
Como incluir o chá-verde na dieta?
É muito simples! E ainda pode ser feito de diversas formas. A mais comum é fazer a bebida mergulhando as folhas de chá verde em água quente por três a cinco minutos.
Também pode ser consumido gelado. Embora não haja uma recomendação específica de qual a quantidade exata necessária para manter a pressão arterial saudável, estudos afirmam que o consumo regular da bebida pode trazer benefícios consideráveis.