• 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Família

Professora cria museu temporário para exibir histórias de vida dos alunos

Por Redação Pais&Filhos
15/02/2022
Em Família
Alunos discutiram sobre objetos e sua ligação com o contexto histórico

Alunos discutiram sobre objetos e sua ligação com o contexto histórico Marko Marko Metzinger Photography

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

Para chamar atenção dos estudantes sobre importância e capacidade de cada pessoa na construção da história, uma professora organizou uma exposição de objetos pessoais. A organizadora do projeto “Museu Temporário de Lembranças” falou com o portal Porvir sobre a iniciativa.

Adriana Negreiros Campos, responsável pela área de história da instituição, notou a dificuldade dos alunos associarem a disciplina com a história de vida deles e da família. Com isso, a educadora reuniu duas turmas do 5º ano do ensino fundamental, em uma escola municipal de Santos (SP) para propor uma atividade diferente.

“A princípio, a atividade seria com documentos e objetos. A proposta era construir um museu que abarcasse as memórias por meio de objetos significativos trazidos pelos próprios alunos, pelos professores, pela equipe técnica e também por mim”, detalha Adriana.

Durante as aulas, a professora de história passou a levar objetos como meio para eu trabalhar história e história textual com alunos, como baús, máscaras antigas, réplicas de objetos arqueológicos, objetos indígenas e inclusive disquetes e mostrando a importância do item no contexto histórico.

LeiaMais

Erik Hörner fala sobre o papel da escola como rede de apoio no 19° Seminário Pais&Filhos

Erik Hörner fala sobre o papel da escola como rede de apoio no 19° Seminário Pais&Filhos

12 de agosto de 2025
Confira tudo que rolou no bate-papo “Síndrome da Perfeição”com Silvia Lobo e Valesca Karsten

Confira tudo que rolou no bate-papo “Síndrome da Perfeição”com Silvia Lobo e Valesca Karsten

12 de agosto de 2025
Erik Hörner - Colégio Humboldt

Erik Hörner leva Colégio Humboldt em bate-papo sobre a escola como rede de apoio no 19° Seminário Pais&Filhos

7 de agosto de 2025
Quando começar a bater na porta do quarto das crianças? Saiba a idade certa

Por que é importante estabelecer limites para as crianças?

3 de agosto de 2025
Alunos discutiram sobre objetos e sua ligação com o contexto histórico
Alunos discutiram sobre objetos e sua ligação com o contexto histórico (Foto: Marko Marko Metzinger Photography)

A atividade

“Os alunos se dividiram em grupos e eu passei um roteiro de perguntas sobre o objeto para eles. Primeiro, são perguntas sobre o aspecto físico: como é o objeto, qual é a sua estrutura e se ele está inteiro ou em pedaços. Depois, sobre a tecnologia: qual é o material do objeto, como foi produzido, se foi produzido por uma pessoa só ou várias, se foi produzido em uma fábrica ou feito à mão, quem usou aquele objeto, entre outras questões. Tudo isso para que depois eles tivessem o mesmo olhar com os objetos que trariam de casa para a escola“.

Logo em seguida, Adriana passou a pedir para os alunos trazerem seus pertences, e realizar um caminho inverso: perguntar às famílias sobre o que tinham trazido, como: que foto era aquela, quando tinham usado a roupinha que levaram, qual era a história por trás daquele brinquedo.

Objetos pessoais dos alunos de Adriana em exposição
Objetos pessoais dos alunos de Adriana em exposição (Foto: Acervo pessoal)

Nesse momento, a mestranda em Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-USP) explica que pediu ajuda à professora de língua portuguesa para a redação das legendas de cada material e na elaboração do catálogo do nosso museu.

“O produto final foi a montagem de um museu temporário com todos os materiais trazidos para a escola. O objetivo do projeto foi trabalhar história e mostrar para os alunos que ela não se faz só com escrita, mas também com documentos e com os próprios objetos. A história pessoal é tão importante quanto a história que está no livro”, frisa.

Tags: Educaçãohistóriamuseuobjetos históricospfnoinstavida real
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Kamila Valieva irá participar dos Jogos de Pequim

Kamila Valieva esclarece motivo de teste de doping ter dado positivo

Se não brincar, não cresce! Por que o momento lúdico para o desenvolvimento infantil
Universidade de Pais

A Primeira Infância é para a Vida Toda: o que a ciência revela e por que precisamos agir

Por Dr. Wimer Bottura Junior
20 de setembro de 2025
0

Por Ana Luisa Meirelles e Dr. Wimer Bottura Júnior Imagine: nos primeiros seis anos de vida, o cérebro forma conexões...

Leia maisDetails
Após rumores de affair, Wanessa Camargo e Allan Souza Lima são flagrados juntos no Rio

Após rumores de affair, Wanessa Camargo e Allan Souza Lima são flagrados juntos no Rio

19 de setembro de 2025
Receita fácil de mini torta de oreo: aprenda a fazer

Receita fácil de mini torta de Oreo: aprenda a fazer

19 de setembro de 2025
beijinho na forrma

Receita simples para crianças: beijinho de leite em pó

19 de setembro de 2025
quarto de bebê

5 passos para receber seu bebê com mais leveza

19 de setembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.