Quem nunca imaginou quando os carros voadores se tornariam realidade? Pois bem, esse novidade está mais próxima do que imaginamos. Isso porque, um carro que voa foi aprovado em testes na Eslováquia e recebeu o Certificado de Aeronavegabilidade da autoridade de transporte local após completar 70 horas de voos e mais de 200 decolagens e aterrissagens.
O “AirCar” é um carro que se transforma em avião e é capaz de transportar duas pessoas, com um limite de peso combinado de 200 kg. O novo veículo também é equipado com um motor BMW e que funciona com gasolina comum, e em cerca de 2 minutos e 15 segundos ele se transforma em uma aeronave.
Mas calma, ainda não é como nos filmes e desenhos animados. Será preciso uma pista de decolagem e pouso. Mas os responsáveis pela ideia estão otimistas. “Os desafiadores testes incluíram série de manobras de voo e desempenho e demonstraram uma surpreendente estabilidade estática e dinâmica no modo de aeronave”, disse a Klein Vision, empresa responsável pelo projeto.
A empresa por trás da ideia afirma que o protótipo levou cerca de dois anos para ser desenvolvido e custou cerca de R$ 11 milhões em investimentos. E pasmem! O mercado de carros voadores é promissor: de acordo com o G1, em 2019, a consultora Morgan Stanley previu que o setor poderia valer US$ 1,5 trilhão em 2040.









