Wesley Zaqueu Soares, de 20 anos, chamou a atenção pela honestidade e empatia que protagonizou uma emocionante boa ação em Nova Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Por lá, o reciclador encontrou uma sacola com R$ 4 mil em espécie – e não pensou duas vezes para devolver a quantia ao dono.
De acordo com relato feito para a Rádio Gaúcha, Wesley já sabia quem era o dono do dinheiro: se tratava de José Roque de Lima, que é empresário e usaria a quantia para investir em um minimercado local. “O Roque veio aqui desesperado, dizendo que tinha jogado a sacola no lixo. Mas, sinceramente, eu achei que a gente não ia mais encontrar. Passa muito resíduo por aqui”, contou Wesley.
O reciclador trabalha na limpeza e manutenção da Central de Resíduos da Roselândia. Na última quarta-feira, 4 de janeiro, estava responsável por cuidar do transbordo de caminhões. Por isso, foi o primeiro a avistar a sacola com a quantidade de notas em espécie – e logo sacou que se tratava do dinheiro de Roque.

“Na hora que encontrei, eu só pensava no desespero do senhor, que tinha separado o dinheiro para pagar as contas. Honestidade aprendi com minha família. Espero que seja um exemplo para um 2022 melhor”, declarou, em entrevista sobre o ocorrido para a Rádio Gaúcha.
Ao todo, chegam todos os dias uma média de 180 toneladas de lixo no aterro. Por causa disso, depois de dias de procura, Roque admitiu que chegou a perder as esperanças de que encontraria novamente o dinheiro. “Foi um grande susto, mas graças a Deus eu consegui recuperar. Vou conseguir pagar meus boletos”, contou ele, após agradecer pessoalmente toda a equipe do local.









