Imagina o susto! O ano de 2022 mal começou e o universo enviou na manhã do último sábado, dia 1º, um meteoro que explodiu na atmosfera perto da cidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. A explosão assustou moradores e gerou, de acordo com a Nasa, uma força equivalente a 30 toneladas de TNT.
De acordo com Heather Lin Ishler, uma das moradoras que sentiu o impacto do meteoro, o fenômeno foi tão forte que chegou a sentir a cama tremendo. “A sensação me lembrou fogos de artifício”, relembrou ela, que reside no bairro de Dormont, ao sul do centro da cidade, para entrevista exclusiva ao The New York Times. Para a norte-americana, era possível sentir “um estrondo no peito” caso se aproximasse muito da área.

Além dela, outras pessoas também sentiram a explosão do meteoro, sendo que muitas decidiram ligar para o escritório local do Serviço Meteorológico Nacional dos EUA. Segundo as testemunhas, elas escutaram “um som muito alto, mas não viram nada”. Algumas alegaram que suas casas “balançaram”.
Entretanto, a confirmação do fenômeno envolvendo um meteoro só foi divulgado no Twitter do Serviço Meteorológico Nacional. “A forte explosão ouvida em Pittsburgh mais cedo pode ter sido uma explosão de meteoro”, comentou a agência.
A equipe ainda divulgou na rede social a imagem do meteoro explodindo na atmosfera. No registro, é possível ver um grande flash acima da cidade, detectado pelo satélite meteorológico GOES-16.










