
A situação de quarentena com certeza ajudou a deixar sua família cada vez mais unida. Em contrapartida é essencial pensar que muitas vezes aquelas crianças que passam por dificuldades dentro de casa, como violência física, sexual ou psicológica podem estar sem saída nesse momento. Pensando nisso a UNICEF (Fundo nas Nações Unidas para Infância), fez orientações de como podemos ajudar.
- Cuide das crianças e dos adolescentes: Viver com crianças é saber manter o ambiente familiar o mais agradável possível. Saber ouvir, trabalhar a tolerância e a paciência é necessário para que seus filhos se sintam seguros.
- Cuide de você: Viver em meio a uma pandemia não é fácil, e é normal você se sentir ansioso, aflito e irritado o que pode acabar influenciando no seu tratamento com as crianças. Trabalhe sua saúde mental e não esqueça que seus filhos podem estar tão assustados quanto você.
- Procure ajuda: Você não está sozinho! Se você é o único responsável por seus filhos e precisa de ajuda psicológica, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV) – pelo telefone 188 ou pelo site cvv.org.br/quero-conversar/. Se precisar ir ao hospital, deixe as crianças com uma pessoa confiável ou entre em contato com Conselho Tutelar da sua região.
- Denuncie: Não se cale! Mesmo que você não conheça a situação da vida de vizinhos ou conhecidos, se souber de casos de qualquer tipo de abuso ou perceber que os responsáveis estão descontando os problemas nas crianças denuncie para a policia. Violência física ou moral nunca pode ser tolerado!
- Saiba quais são os canais de proteção: Se presenciar ou for vítima de qualquer tipo de situação abusiva contra as crianças ou adolescentes, ligue para o Conselho Tutelar da sua região ou disque 100. Você também pode recorrer a um posto policial.