
O desfralde é uma prática aplicada em algumas escolas para tirar as crianças da fralda de uma maneira coletiva. Mas a prática não é indicada por especialistas, eles afirmam que uma “competição” causa o efeito de castigo social nas crianças e não segue a lógica biológica.
O assunto voltou a ser pauta depois que uma escola compartilhou uma foto do seu mural de desfralde. Neste painel, aparece nomes de meninos e meninas e, abaixo, uma fralda (para aqueles que ainda precisam) ou uma cueca (para mostrar quem não precisa mais).
“É uma transição na vida da criança. Requer dedicação dos pais e paciência. É preciso que aconteça no tempo certo, geralmente a partir de dois anos e meio, quando, normalmente, a criança já comanda os esfíncteres [estruturas que controlam a abertura e o fechamento da uretra e do ânus]”, disse a presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), Mariane Franco ao portal Universa.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Marcia Tosin CRP 08/10916 (@criacao_neurocompativel) em 8 de Abr, 2020 às 4:34 PDT
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!