Muito curioso! Após 24h da aparição de centenas de bolas escuras na faixa de areia das praias de Peruíbe, litoral de São Paulo, os compostos de lama negra desapareceram. O fenômeno, segundo o G1, intrigou os moradores que compartilharam na web e, por sua vez, chamou a atenção dos internautas.
Segundo a prefeitura o ocorrido é natural e o desaparecimento repentino das estruturas pode ter sido por conta da alta da maré. A lama foi jogada na praia pelo mar e coberta por areia, criando as bolas, explicaram os especialistas.
“Nessa dela [maré] subir, ela arrastou tudo de volta para o mar, depositou essa lama de volta. Outra hipótese é que a água tenha desmanchado esses rolos, que se misturaram com a areia”, explicou Eric Comin, biólogo marinho.
Apesar de haverem duas hipóteses o especialista acredita que pela maior densidade das bolas elas devem ter sido trazidas de volta para o mar. “Pelo fato de ter uma densidade diferente, pode ter sido levada de volta para a água, porque essa [lama] é mais densa”, concluiu.
Paulo Flávio, médico especialista em Práticas Integrativas e doutor em Ciências com tese de doutorado sobre a Lama Negra de Peruíbe, também confirmou que a maré é a única forma de essa lama voltar ao mar.
Redes sociais
Na noite da última sexta-feira, 5 de fevereiro, as imagens viralizaram após Diogo Cavalcanti de Souza tirar fotos da lama e postar nas redes sociais. Ele contou que estava caminhando no Centro de Peruíbe quando as encontrou. “Tinha umas grandes, outras pequenas. Eu estourei uma daquelas, e tinha um odor muito forte, que parecia de mangue”, contou.

A guia de turismo Yarima França, também moradora da cidade, afirmou que nunca viu formarem bolas na faixa de areia, mas que já viu o acúmulo de lama no local. “Como temos muitos mangues, e o bolsão de lama no alto do mar, é recorrente esse tipo de situação”, explicou