• 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Família

Dia Mundial do Câncer: conheça os 5 tipos mais comuns da doença e a importância do diagnóstico precoce

Por Cinthia Jardim
04/02/2021
Em Família
Veja quais são os 5 tipos de câncer mais comuns

Veja quais são os 5 tipos de câncer mais comuns Getty Images

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

Você sabia que nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, é o Dia Mundial do Câncer? Como forma de conscientizar sobre a doença, a data vem com o intuito de orientar e incentivar a importância dos exames de rotina para as famílias. Segundo o Instituto Nacional do Câncer,  para o ano de 2021 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres.

Veja quais são os 5 tipos de câncer mais comuns (Foto: Getty Images)

Ainda de acordo com o Instituto, os pais comuns são: os de mama, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago. O risco pode ser ampliado devido o estilo de vida como, por exemplo, o sedentarismo, má alimentação e também o tabagismo, além de causas hereditárias, devido a herança genética familiar.

O que é câncer?

Segundo o Ministério da Saúde, é o nome dado para o conjunto com mais de 100 doenças que possuem o crescimento desordenado de células, invadindo tecidos e órgãos. Como dividem-se rapidamente, elas podem ser bastante agressivas e incontroláveis, originando a formação de tumores, que podem se espalhar para outras partes do corpo.

Como prevenir

A Union For International Cancer Control’s (UICC) e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), recomendam:

LeiaMais

Se não brincar, não cresce! Por que o momento lúdico para o desenvolvimento infantil

A Primeira Infância é para a Vida Toda: o que a ciência revela e por que precisamos agir

20 de setembro de 2025
Receita fácil de mini torta de oreo: aprenda a fazer

Receita fácil de mini torta de Oreo: aprenda a fazer

19 de setembro de 2025
beijinho na forrma

Receita simples para crianças: beijinho de leite em pó

19 de setembro de 2025
quarto de bebê

5 passos para receber seu bebê com mais leveza

19 de setembro de 2025
  • não fumar;
  • adotar uma alimentação saudável;
  • manter o peso corporal adequado;
  • praticar atividades físicas;
  • amamentar;
  • realizar exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos;
  • vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV;
  • vacinar-se contra a hepatite B;
  • evitar bebidas alcoólicas;
  • evitar carnes processadas;
  • evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h;
  • evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.

Câncer de mama

O problema é causado pela multiplicação desordenada de células na mama, formando o tumor. Para prevenir a doença, é superimportante realizar o autoexame em casa, além de fazer todos os exames de rotina. Priscila Beatriz Oliveira dos Santos, mastologista e membro da Sociedade Brasileira de Mastologia, orienta que realizar exames de rotina é uma forma de identificar o problema cedo: “É sempre bom ressaltar que a mamografia é essencial para o diagnóstico precoce. Por isso, não deixe de realizá-la, já que este exame pode diminuir a mortalidade em até 30%, quando feito periodicamente”, explica.

Segundo uma pesquisa recente realizada pelo Ibope Inteligência, a pedido da Pfizer, felizmente, cerca de 72% das mulheres entrevistadas vão ao ginecologista ou mastologista pelo menos uma vez ao ano. Entretanto, uma a cada quatro disseram que não falam com o médico sobre prevenção e não recebem orientações sobre a importância de um checkup anual ou de como realizar o autoexame.

Autoexame: como fazer?

De acordo com as orientações do Instituto Brasileiro de Controle de Câncer (IBCC), o autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. Existem duas formas de fazer o autoexame, são elas:

No chuveiro ou deitada:

  • Coloque a mão direita atrás da cabeça.
  • Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda a mama direita.
  • Repita o movimento utilizando a mão direta para examinar a mama esquerda.

Diante do espelho:

  • Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico
  • Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a. Observe se há qualquer alteração
  • Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos e de secreções mamárias não significa necessariamente a existência de câncer.

Câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum, ficando atrás apenas do de pele não-melanoma). Cerca de 75% dos casos costumam acontecer a partir dos 65 anos, mas é preciso ficar de olho, além de realizar os exames de rotina!

Se apresentar sintomas como: dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes ao dia ou a noite ou ainda sangue na urina, é essencial procurar um médico imediatamente para que a detecção precoce possa ser feita.

O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do câncer (Foto: Shutterstock)

Câncer de cólon e reto (colorretal)

Podendo aparecer no reto ou no intestino grosso, este é o terceiro tipo de câncer mais comum em homens e o segundo entre mulheres, segundo o Inca.

Mais comum após os 50 anos, os riscos aumentam de acordo com a idade. Se notar sintomas como sangramento nas fezes, massa (tumoração) abdominal, dor abdominal, perda de peso e anemia e mudança de hábito intestinal, um médico deve ser procurado imediatamente.

Mesmo com exames diagnósticos precoce, a Organização Mundial da Saúde recomenda que para confirmação, o exame de sangue oculto de fezes seja realizado. Em casos positivos, pode ser necessário a realização de uma colonoscopia ou retossigmoidoscopia para que o especialista possa visualizar a parte interna do intestino.

Câncer de pulmão

Desde 1985, o câncer de pulmão é o primeiro no mundo quanto a taxa de incidência e mortalidade. Segundo o INCA, cerca de 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão.  No Brasil,  são registradas cerca de 30 mil mortes anuais por câncer de pulmão , tornando a causa ainda mais visível e ressaltando a importância do autocuidado e exames de rotina.

Tanto o tabagismo como a exposição passiva ao tabaco são fatores de risco a serem considerados para o desenvolvimento do câncer de pulmão. Cerca de 85% dos casos diagnosticados são associados ou uso do tabaco.

Se notar sintomas como: tosse e rouquidão persistentes, sangramento pelas vias respiratórias, dor no peito, dificuldade de respirar e fraqueza e perda de peso sem causa aparente, é superimportante que a causa do problema seja investigada para o diagnóstico correto. Em grande parte dos casos, segundo o Instituto, os sintomas podem não estar relacionados ao câncer em si, mas é essencial a investigação, principalmente se não melhorarem em poucos dias.

Câncer de estômago

Também conhecido como câncer gástrico, é o quinto tumor mais comum no mundo. Apenas no Brasil, a doença é o terceiro tipo mais frequente em homens e o quinto em mulheres. Apesar da possibilidade do surgimento do problema estar ligado a diversas causas, pode também ser associado a uma dieta ruim, principalmente rica em alimentos industrializados com sódio e pobre em vegetais.

Geralmente, o câncer de estômago costuma ser uma doença pequena e silenciosa, podendo ser confundido com outras doenças. Já nos casos mais avançados, dependendo da localização do tumor, podem ser notados: náusea, vômitos, sensação de plenitude, perda de apetite e de peso e também anemia.

Diferente do câncer de mama ou de próstata, por exemplo, este tipo de câncer não tem um exame específico para detecção precoce. Caso os sintomas citados permaneçam por mais de duas semanas, a procura por um especialista é fundamental para que a investigação correta possa ser feita. Vale lembrar que o diagnóstico precoce aumenta (e muito!) as possibilidades de cura.

Tags: câncercâncer de estômagocâncer de intestinocâncer de mamacâncer de próstatacâncer de pulmãoDia Mundial do CâncerFamíliapfnoinstaSaúdetratamento
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Ele teve o primeiro transplante de rosto e mãos bem-sucedido do mundo

Homem passa pelo primeiro transplante de rosto e mãos bem-sucedido do mundo

Se não brincar, não cresce! Por que o momento lúdico para o desenvolvimento infantil
Universidade de Pais

A Primeira Infância é para a Vida Toda: o que a ciência revela e por que precisamos agir

Por Dr. Wimer Bottura Junior
20 de setembro de 2025
0

Por Ana Luisa Meirelles e Dr. Wimer Bottura Júnior Imagine: nos primeiros seis anos de vida, o cérebro forma conexões...

Leia maisDetails
Após rumores de affair, Wanessa Camargo e Allan Souza Lima são flagrados juntos no Rio

Após rumores de affair, Wanessa Camargo e Allan Souza Lima são flagrados juntos no Rio

19 de setembro de 2025
Receita fácil de mini torta de oreo: aprenda a fazer

Receita fácil de mini torta de Oreo: aprenda a fazer

19 de setembro de 2025
beijinho na forrma

Receita simples para crianças: beijinho de leite em pó

19 de setembro de 2025
quarto de bebê

5 passos para receber seu bebê com mais leveza

19 de setembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.